O pilar do crescimento é a logística de e-commerce, onde os CTT pretendem evoluir o seu modelo operacional, combinando uma oferta completa de "última milha" com uma presença mais ampla na cadeia de valor, alavancando parcerias estratégicas com a Cacesa e a DHL. No setor financeiro, o plano para o Banco CTT é igualmente ambicioso: aumentar a base de clientes para mais de um milhão, elevar os volumes de negócio para 12-14 mil milhões de euros e aumentar o lucro antes de impostos para 40-50 milhões de euros em 2028. Este crescimento será suportado por um modelo de distribuição híbrido e uma forte aposta na transformação digital, incluindo a integração de Inteligência Artificial. Durante a apresentação, o CEO João Bento alertou que “o atual modelo de financiamento para o Serviço Postal Universal deixará de ser viável após 2028”, devido à queda acentuada de volumes, sendo necessário encontrar novas formas de o financiar.
CTT lança plano estratégico para liderar logística ibérica e transformar banco com IA
Os CTT - Correios de Portugal apresentaram um ambicioso plano estratégico para o triénio 2026-2028, com o objetivo de alcançar a liderança ibérica na logística de comércio eletrónico e acelerar a transformação digital do Banco CTT. A empresa prevê um investimento anual de 50 a 55 milhões de euros até 2028 para expandir a sua capacidade na Península Ibérica, ampliar a rede de cacifos e melhorar os canais digitais. Esta estratégia visa atingir receitas operacionais entre 1,6 e 1,7 mil milhões de euros em 2028, com um EBIT recorrente entre 170 e 195 milhões.



Artigos
11
A Cellularis Biomodels, empresa incubada no Parque Ciência e Inovação (PCI) de Aveiro, lançou uma nova tecnologia destinada a “colmatar a ausência de modelos tridimensionais (3D) fisiomiméticos capazes de reproduzir, de forma realista, a arquitetura e o microambiente dos tecidos humanos.” “Com base no conhecimento científico patenteado, a empresa cria modelos 3D avançados que integram […] O conteúdo Empresa incubada no PCI inovação na análise de tecidos humanos aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A resposta a esta pergunta, como a todas as perguntas importantes do universo, é óbvia: 42. Em contraste, as universidades tradicionais estão tolhidas pela inércia.

A Escrita do Vale do Indo, a epiolmeca e o Linear A são alguns dos sistemas de escrita de civilizações antigas que nunca chegaram a ser compreendidos. Poderá a inteligência artificial ajudar a decifrar os códigos do passado? Imagine receber um código desconhecido, sem dicionário, gramática ou tradução. É precisamente este o desafio a que a arqueologia e a linguística se confrontam perante vários sistemas de escrita antigos que continuam a ser um mistério. Revelam civilizações avançadas cuja escrita conseguimos ver, mas não entender. A linguista Svenja Bonmann, da Universidade de Colónia, na Alemanha, é especialista em linguística histórico-comparativa. Tenta

Nesta semana que passou, analisámos o Huawei Watch D2, o portátil Ninkear S14, falámos do novo Xiaomi 17 Ultra, e muito mais. Temos vários Passatempos de Natal a decorrer, não perca! PASSATEMPOS DE NATAL...


