O investimento surge num momento em que Washington pressiona o Japão a realizar avultados investimentos em solo norte-americano. Uma peça central desta estratégia é a nova fábrica de baterias em Liberty, na Carolina do Norte, que representa um investimento de 13,9 mil milhões de dólares e iniciou formalmente a produção. Esta é a primeira fábrica de produção de baterias que a Toyota tem fora do Japão, prevendo-se que crie 5.100 postos de trabalho e atinja uma capacidade de 30 GWh por ano, servindo como centro para o desenvolvimento e produção de baterias de iões de lítio para veículos híbridos e elétricos.

Ted Ogawa, presidente da Toyota na América do Norte, descreveu o início da produção e o investimento adicional como um “momento essencial” para a empresa.

“A Toyota é uma empresa pioneira em veículos elétricos, e o seu investimento importante na fabricação nos Estados Unidos (...) reforça o nosso compromisso com os funcionários, clientes, concessionárias, comunidades e fornecedores”, afirmou.