O programa, denominado “AI Together – Inteligência Artificial ao Alcance de Todos”, decorrerá entre 2025 e 2027.

Esta iniciativa pretende acelerar a transformação digital no setor bancário em Portugal, promovendo uma cultura de inovação e responsabilidade no uso de tecnologias emergentes.

O programa de formação terá um formato misto (blended), combinando sessões online assíncronas, síncronas e presenciais, e será adaptado a diferentes perfis profissionais, abrangendo desde funções operacionais até aos membros do Conselho de Administração. Miguel Maya, CEO do Millennium BCP, afirmou que o objetivo é utilizar a tecnologia para “capacitar as pessoas e reforçar a cultura de rigor e de serviço do Banco”. O CEO sublinhou que a disseminação do conhecimento deve ser “abrangente, inclusiva e bem alicerçada”.

Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, destacou que, com esta academia, as duas instituições “assumem um papel de liderança em Portugal e na Europa, mostrando que é possível conjugar inovação com responsabilidade e conhecimento com impacto”. O projeto conta ainda com o apoio do Digital Data Design Institute da Nova SBE e da NOVA Medical School, reforçando o compromisso com a excelência académica.