Este crescimento reflete a consolidação e maturidade do setor tecnológico nacional, que continua a ganhar relevância na economia.

De acordo com o relatório “Portugal’s Startup Ecosystem 2025”, desenvolvido pela Startup Portugal em parceria com a Informa D&B, o número de startups ativas cresceu 8% face a 2024, atingindo as 5.091. O volume de negócios total do setor ascendeu a 2.856 milhões de euros, um aumento de 9%, enquanto o número de postos de trabalho criados subiu para cerca de 28 mil. As exportações geradas por estas empresas atingiram 1.571 milhões de euros, representando 1,5% do total nacional. O estudo revela ainda que o salário médio mensal nestas empresas se situa nos 2.200 euros, um valor 81% superior à média nacional, o que reforça o seu papel na criação de emprego qualificado. Alexandre Santos, presidente da Startup Portugal, sublinha que o ecossistema entrou numa “fase de consolidação, em que o foco deve estar na qualidade, na escala e no impacto”.

O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, confirmou o cumprimento da meta do PRR, garantindo que o governo continuará a apoiar o dinamismo do setor para gerar “mais escala, mais inovação e mais emprego qualificado”.