Este valor reflete o crescente sucesso das empresas nacionais no comércio eletrónico global, impulsionado pela infraestrutura da gigante tecnológica.

Mais de mil PME portuguesas venderam mais de três milhões de produtos na plataforma em 2024, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior e equivale a uma média de seis produtos vendidos por minuto. Um dado relevante é a forte orientação para os mercados externos: mais de 95% destas empresas exportam os seus produtos, alcançando clientes em mais de 110 países.

A Europa destaca-se como o principal destino, com Espanha, França e Alemanha a liderarem a lista de mercados, seguidos pelos Estados Unidos e Reino Unido.

As vendas para outros Estados-membros da União Europeia totalizaram mais de 125 milhões de euros. Inês Ruvina, Country Lead da Amazon em Portugal, afirmou que a empresa trabalha para "ajudar as PME a crescerem e expandirem os seus negócios globalmente", sublinhando que as empresas portuguesas são "a prova viva de que qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, pode aproveitar a nossa infraestrutura para alcançar milhões de consumidores em todo o mundo". O impacto do comércio digital estende-se também a zonas rurais ou menos densamente povoadas, onde mais de 35% das PME vendedoras estão localizadas, tendo estas registado mais de 60 milhões de euros em vendas de exportação.

Para apoiar ainda mais este crescimento, a Amazon lançou uma loja personalizada na Amazon.es para clientes portugueses, aumentando a visibilidade das marcas nacionais.