Este crescimento demonstra o papel da gigante do comércio eletrónico como um canal crucial para a internacionalização do tecido empresarial português.

De acordo com os dados divulgados pela Amazon, mais de mil PME nacionais venderam mais de três milhões de produtos na plataforma em 2024, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, o que equivale a seis produtos vendidos por minuto. Um dos aspetos mais relevantes é a vocação exportadora destas empresas: mais de 95% exportam para clientes em todo o mundo, alcançando mais de 110 países. A Europa destaca-se como o principal destino, absorvendo mais de 125 milhões de euros em vendas.

Inês Ruvina, Country Lead da Amazon em Portugal, afirma que a empresa trabalha para “ajudar as PME a crescerem e expandirem os seus negócios globalmente”, oferecendo uma infraestrutura que impulsiona a “competitividade e a inovação”.

A taxa de participação em exportações das PME portuguesas na Amazon é significativamente superior à média de 84% dos vendedores da UE27.

Para reforçar este apoio, a Amazon.es lançou uma loja personalizada para clientes portugueses, aumentando a visibilidade das marcas nacionais.