Este valor reflete o crescente sucesso das empresas nacionais no comércio digital e a sua capacidade de alcançar mercados globais.

Em 2024, mais de mil PME portuguesas venderam mais de três milhões de produtos na Amazon, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, o que equivale a uma média de seis produtos vendidos por minuto. Um dado notável é que mais de 95% destas empresas exportam os seus produtos, alcançando clientes em mais de 110 países e territórios. A Europa é o principal destino, com mais de 70% das PME a exportarem para outros Estados-membros da União Europeia, gerando mais de 125 milhões de euros em vendas. Espanha, França e Alemanha lideram a lista de principais mercados.

Inês Ruvina, Country Lead da Amazon em Portugal, destaca que a plataforma permite que “qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, pode aproveitar a nossa infraestrutura para alcançar milhões de consumidores em todo o mundo”. O comércio digital demonstra também ser um motor de desenvolvimento regional, com mais de 35% das PME vendedoras localizadas em áreas rurais, que registaram mais de 60 milhões de euros em exportações.

A Amazon lançou ainda uma loja personalizada na Amazon.es para clientes portugueses, aumentando a visibilidade das marcas nacionais.

O período da Black Friday foi particularmente forte, com as vendas de exportação das PME a crescerem 29,2% em 2024 face ao ano anterior.