No que diz respeito às operadoras de telecomunicações, a Vodafone manteve-se pelo terceiro trimestre consecutivo como o prestador com mais reclamações, totalizando 5,3 mil queixas, o que corresponde a 34% do total e representa a taxa de reclamação mais elevada entre os três principais operadores (duas reclamações por mil clientes). A MEO, por sua vez, registou o maior crescimento no volume de queixas (+11%), com 4,5 mil reclamações, embora continue a apresentar a menor taxa de reclamação (uma por mil clientes). Em sentido contrário, a NOS foi a única das três principais operadoras a reduzir o número de reclamações (-27%), fixando-se em 3,9 mil.
A nova operadora, Digi, foi responsável por 8% das queixas do setor (1,2 mil), mas a sua taxa de reclamação por cliente tem vindo a diminuir desde a sua entrada no mercado.
O principal motivo de descontentamento dos consumidores foi a "morosidade na reparação de falhas nos serviços", que representou 15% do total das reclamações sobre comunicações eletrónicas, um aumento de sete pontos percentuais face ao ano anterior.








