A iniciativa, inserida no projeto BOW – Business on the Way, decorreu entre 7 e 13 de dezembro e visou capacitar as empresas participantes para compreenderem as necessidades do mercado norte-americano e identificarem novas oportunidades.
A agenda incluiu reuniões com entidades institucionais e empresas locais.
O presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, destacou os desafios do mercado americano, afirmando que, "no atual contexto internacional, caracterizado por novas dinâmicas comerciais e tensões entre blocos económicos, o acesso ao mercado americano é um desafio".
A missão procurou fornecer às empresas um "novo enquadramento comercial" para se posicionarem estrategicamente.
A importância dos EUA para a economia portuguesa é sublinhada pelos dados de 2023, ano em que foram o quarto principal destino das exportações de bens nacionais, representando 6,7% do total e gerando um excedente comercial favorável a Portugal de 2.983 milhões de euros. Entre as empresas participantes encontravam-se firmas dos setores de engenharia e tecnologia, como a ARROW4D – Consultores de Engenharia e Geofísica e a Tecnoveritas – Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos, demonstrando o foco da missão em áreas de elevado valor acrescentado.








