A MC Sonae, braço de retalho alimentar do Grupo Sonae, anunciou um ambicioso plano de investimento de mil milhões de euros até 2030, focado na expansão e modernização da sua rede de lojas Continente. A estratégia visa reforçar a sua liderança no mercado português, com a criação de 3.000 novos postos de trabalho. O plano, revelado no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da primeira loja Continente, prevê a abertura de 100 novas lojas e a remodelação de outras 150 nos próximos cinco anos, com o objetivo de atingir as 500 lojas da insígnia. A expansão estará focada nos supermercados de proximidade, como o Continente Bom Dia, abandonando o modelo de grandes hipermercados.
A empresa identificou a Grande Lisboa como uma "grande oportunidade" de crescimento, com quatro aberturas previstas já para janeiro.
Este investimento surge num contexto em que a MC Sonae representa cerca de 80% da faturação consolidada do grupo, que ascende a 10 mil milhões de euros.
O CEO da MC Sonae, Luís Moutinho, também abordou a greve geral, manifestando respeito pelo direito à greve, mas mostrando-se confiante na operação normal das lojas. "Respeitamos a greve. Respeitamos o direito à greve, mas dito isto, acreditamos que amanhã [quinta-feira] não vamos ter impactos significativos e, portanto que as nossas lojas estarão abertas e disponíveis para os nossos clientes", declarou.
A empresa reafirmou o seu foco no mercado português, afastando planos de internacionalização, para não se "atrever em loucuras" que pudessem prejudicar o negócio.
Em resumoO plano de investimento de mil milhões de euros da MC Sonae sublinha o seu compromisso em dominar o mercado de retalho alimentar em Portugal. A estratégia foca-se em formatos de proximidade e centros urbanos como Lisboa, afastando-se do modelo de grandes hipermercados. Esta expansão deverá criar um número significativo de empregos e reforça as profundas raízes da marca Continente no país, enquanto celebra o seu 40.º aniversário.