Organizações como a Unicorn Factory Lisboa, a Startup Portugal e a 351 Associação Portuguesa de Startups foram distinguidas por impulsionarem o crescimento do empreendedorismo tecnológico no país. Em 2025, o número de startups ativas em Portugal cresceu 8% para 5.091, com um volume de negócios agregado de 2,86 mil milhões de euros, o que representa cerca de 1% do PIB.

Um dado revelador do dinamismo do setor é que 70% destas empresas foram criadas nos últimos cinco anos.

Este crescimento foi reconhecido internacionalmente nos Startup Ecosystem Stars (SES) Awards 2025, onde as três principais entidades de fomento do ecossistema português foram premiadas na categoria “Best-in-Class Startup Programs”.

A Unicorn Factory Lisboa destacou-se por ter apoiado mais de 500 startups entre 2022 e 2025 através dos seus programas de incubação e aceleração. A Startup Portugal, entidade de promoção nacional, foi reconhecida por iniciativas como o Business Abroad, que promove a internacionalização de empresas. Por sua vez, a 351 Associação Portuguesa de Startups foi distinguida pelo seu trabalho no desenvolvimento de talento e comunidades, nomeadamente através do programa Techstars Startup Weekend. Apesar do sucesso, o setor enfrenta desafios, como salientou Francisco Pinto Ferreira, da Bynd: “O capital de risco em early-stage é naturalmente desafiante, e ainda cai muitas vezes fora do radar de investidores corporativos e institucionais”.