O presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, justificou a ação com a necessidade de combater uma "rede criminosa" que estaria a comercializar ilegalmente as construções. "Estão a comercializar barracas a dois mil e três mil euros cada cinco metros quadrados, com garantia de luz e água", afirmou, anunciando a apresentação de uma queixa-crime ao Ministério Público. A autarquia defende que ofereceu alternativas a todos os moradores, com a vereadora da Habitação a garantir que "ninguém ficou para trás. Só aqueles que quiseram ficar, efetivamente". No entanto, o movimento Vida Justa contraria esta versão, acusando a câmara de "mentir" e de deixar os moradores "a dormir ao relento no meio de um lastro de destruição e de insalubridade". Kedy Santos, ativista do movimento, afirmou que os apoios oferecidos, como um cartão de 75 euros para uma mãe com três filhos, são insuficientes e que a autarquia não tinha um registo correto das crianças que viviam no bairro. A situação no Talude Militar tornou-se um símbolo da crise habitacional, com o Governo a apontar a imigração ilegal como uma das causas, enquanto os moradores e ativistas exigem dignidade e soluções habitacionais concretas.
Demolições no Bairro do Talude Militar em Loures Geram Tensão Social e Política
As recentes demolições de construções precárias no Bairro do Talude Militar, em Loures, desencadearam uma forte controvérsia social e política, expondo a complexa crise da habitação na Grande Lisboa. A operação, que resultou na demolição de 55 barracas, foi suspensa por uma providência cautelar, mas deixou dezenas de famílias a viver entre escombros e gerou uma troca de acusações entre a autarquia e movimentos cívicos.



Artigos
15
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Sardoal decidiu alargar a gratuitidade das refeições escolares a todos os alunos do ensino básico, incluindo agora também os estudantes do 3.º ciclo. A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal. Desde 2013 que o município assegura refeições gratuitas às crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos. A […] O Artigo Município de Sardoal garante refeições gratuitas a todos os alunos do ensino básico o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

A semana de Natal começa oficialmente em modo inverno em Braga. O solstício ocorreu no domingo, dia 21 de dezembro, marcando o início da estação mais fria do ano no hemisfério norte, e coincidiu com a entrada de uma massa de ar polar marítima que trouxe chuva, frio e queda de neve a cotas mais […] The post Semana de Natal traz a Braga frio e até queda de neve (com sol à mistura) appeared first on New in Braga.

Joaquim Monchique, de 57 anos, encontra-se, “neste momento, estável”, após ter sofrido um AVC. A informação foi confirmada pela produtora Força de Produção, através de um comunicado divulgado nas últimas horas. O ator, recorde-se, sentiu-se mal no camarim, momentos depois de concluir a representação da peça ‘Lar Doce Lar’, em cena no Teatro Municipal de […] O conteúdo DRAMA DO AVC: AS ‘PRIMEIRAS PALAVRAS’ DE MONCHIQUE aparece primeiro em 24Horas.

Neve.







