Numa nota divulgada, o STRN sublinha que os problemas afetam conservatórias em todo o país, dando como exemplo as falhas críticas reportadas em Arruda dos Vinhos e Caldas da Rainha. O sindicato afirma que estes constrangimentos resultam em "inaceitáveis episódios diários de revolta, incompreensão, ameaças e hostilidade dirigidas aos trabalhadores", que são "vítimas diretas da ineficácia tecnológica". O STRN aponta que os problemas se agravaram desde que a responsabilidade pela emissão do PEP transitou do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), afirmando que o sistema tem revelado "falhas constantes e recorrentes, sem que tenha havido, até ao momento, uma resposta eficaz por parte da tutela". O sindicato exige medidas urgentes ao Conselho Diretivo do IRN para resolver o problema de forma definitiva e promete "imputar responsabilidades a todas as entidades com responsabilidade na manutenção e gestão das referidas aplicações informáticas por todas as situações de violência física e verbal que os trabalhadores venham a sofrer".
Falhas Críticas no Sistema de Emissão de Passaportes Geram Caos e Protestos
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) denunciou publicamente as falhas recorrentes no sistema informático responsável pela emissão do Passaporte Eletrónico Português (PEP), que estão a causar graves constrangimentos no atendimento e a colocar os trabalhadores sob uma "pressão emocional e psicológica inaceitável". A situação, que se tem agravado nas últimas semanas, coincide com o período de férias, de maior procura, e está a gerar tensão crescente com os utentes.



Artigos
3Atualidade
Ver mais
Três alunos da Universidade do Minho (UMinho) – João Ventura, Ricardo Pinho e Damião Pereira – foram distinguidos pelo Programa Novos Talentos 2025 da Fundação Calouste Gulbenkian, que reconhece “alunos universitários excecionais no país”. Cada premiado recebe uma bolsa até 3.500 euros e integra um programa de estímulo à investigação com tutoria, retiros, ‘workshops’, conferências […]


Homem de 39 anos apanhado na zona de Almada, onde estava desde julho. Fica preso a aguardar extradição.

Homem de 36 anos detido pela PSP de Loures depois de agredir a mulher duas vezes em poucas horas.




