De acordo com a informação divulgada pelo Portal do SNS, seis urgências estarão encerradas no sábado e outras seis no domingo. Os constrangimentos afetam sobretudo os serviços de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais de Vila Franca de Xira, Santarém, Setúbal (São Bernardo), Barreiro, Leiria, Caldas da Rainha, Aveiro e Abrantes. A urgência de Pediatria de Vila Franca de Xira também estará encerrada durante todo o fim de semana. A situação levou os presidentes das câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra a reunirem-se com a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida, manifestando o seu desagrado pela eventual concentração de serviços no Hospital Garcia de Orta, em Almada, e exigindo a manutenção da urgência de obstetrícia em Setúbal. A crise reflete-se também no Hospital do Barreiro, onde médicos internistas contestaram uma norma que prevê a sua intervenção na vigilância de grávidas na ausência de obstetras. Um relatório da Direção Executiva do SNS indica que, no primeiro semestre de 2025, as urgências estiveram encerradas por um total de 15 mil horas, embora os sindicatos considerem este dado uma "ilusão estatística", pois não contabiliza as unidades que, embora abertas, operam com capacidade de resposta muito diminuída. As autoridades de saúde recomendam que a população contacte a Linha SNS24 antes de se deslocar a uma urgência.
Encerramento de Múltiplas Urgências Hospitalares Durante o Fim de Semana
Vários serviços de urgência em Portugal continental enfrentarão encerramentos durante o próximo fim de semana, afetando principalmente as especialidades de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria. A situação, que se repete em diversas unidades hospitalares, levanta preocupações sobre o acesso aos cuidados de saúde e a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS).



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.

O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho publicado esta quinta feira.

Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.

O Viral e a NOVA Medical School, com apoio da Boehringer Ingelheim, lançam “Saúde em Rede – Factos que Cuidam”. Iniciativa combate desinformação através de vídeos curtos com profissionais de saúde, visando democratizar acesso a informação credível







