Este fim de semana prevê o encerramento de seis urgências no sábado e outras seis no domingo, com a região de Lisboa e Vale do Tejo a ser a mais penalizada. Hospitais como os de Aveiro, Vila Franca de Xira, Setúbal, Leiria e Barreiro anunciaram o fecho dos seus serviços de Obstetrícia e Ginecologia em pelo menos um dos dias. A situação reflete uma crise estrutural que, segundo dados revelados, levou ao encerramento de urgências por um total de 15 mil horas no primeiro semestre de 2025. Embora a Direção Executiva do SNS aponte para uma redução de 29% nos dias de fecho completo em comparação com 2024, sindicatos como a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) contestam estes números, falando numa “falta de transparência”, já que a informação oficial se tornou menos acessível. A presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, argumenta que os dados “valem de muito pouco para quem está no terreno”. O impacto desta carência de meios é dramático, como ilustra o caso de um parto realizado por bombeiros na autoestrada A1, após a grávida não ter sido admitida em três hospitais. A Liga dos Bombeiros Portugueses destacou o incidente como mais um exemplo da pressão crescente sobre os seus operacionais, que são forçados a intervir em situações para as quais os hospitais deveriam dar resposta.
Crise nas Urgências Hospitalares Agrava-se com Encerramentos em Série
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta mais um fim de semana de constrangimentos significativos, com o encerramento de múltiplos serviços de urgência por todo o país. A situação, que se tem tornado recorrente, afeta sobretudo as especialidades de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria, gerando apreensão entre utentes e profissionais de saúde.



Artigos
5
Um homem e uma mulher foram apanhados a roubar um telemóvel de uma turista brasileira no Chiado, zona histórica de Lisboa. No vídeo, que está a ser partilhado nas redes sociais, é possível ver o casal a ser confrontado por pessoas que assistiram ao furto e que conseguiram impedir que os carteiristas fugissem com o […] O conteúdo CASAL DE CARTEIRISTAS APANHADO A ROUBAR TURISTAS (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ocorrido na Estrada Nacional 251, no Couço, concelho de Coruche, provocou a morte de um jovem com 23 anos de idade, de nacionalidade brasileira, e ferimentos graves num outro jovem de 26 anos. O alerta para este acidente foi dado às 03h49 da madrugada de domingo, 21 […] O conteúdo CORUCHE: JOVEM DE 23 ANOS MORRE EM ACIDENTE NO COUÇO aparece primeiro em Comercio e Noticias.

Detenção na Azambuja envolve Rui Pedro Moreira, 22 anos, suspeito de crimes sexuais contra menores. Prisão preventiva já foi decretada. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Rui Pedro Moreira detido na Azambuja por suspeitas de crimes sexuais

GNR está a investigar o caso. Lar não tem licença da Segurança Social para funcionar.







