Na missiva, os médicos afirmam que esta é “a única forma de apelo” que lhes resta, após várias tentativas de diálogo. Criticam um modelo de funcionamento que consideram “perverso”, onde se abomina o conceito de “médicos de fim de semana” que trabalham de forma isolada, sem integração. A abertura do novo hospital em Sintra, argumentam, ocorreu sem o devido reforço de recursos, levando a que profissionais do Amadora-Sintra sejam deslocados “sem informação prévia, sem negociação e sem garantir a manutenção dos cuidados mínimos no hospital de origem”. A Ordem dos Médicos interveio, alertando que a equipa fixa da urgência está “muito sobrecarregada” e que o alerta dos profissionais “não pode ser ignorado”. Em resposta, a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra negou a rutura, anunciando a contratação de 63 novos médicos para a área hospitalar e um reforço de, pelo menos, três clínicos para o Hospital de Sintra em agosto. O presidente da ULS, Carlos Sá, admitiu que as medidas implementadas “mexem com alguns interesses instalados” e propôs reunir-se individualmente com os médicos para encontrar soluções, defendendo que a alternativa “só é viável com os médicos, não é contra os médicos”.
Médicos do Hospital Amadora-Sintra Ameaçam Demissão em Bloco por Risco de Rutura
Um grupo de 19 médicos do Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) emitiu uma carta aberta em que alerta para uma “rutura iminente” do serviço, ameaçando demitir-se caso a administração não reverta o rumo atual. Os clínicos denunciam uma “perda de capacitação do Serviço”, sobrecarga de trabalho, instabilidade das equipas e a “mobilização forçada de profissionais” para o recém-inaugurado Hospital de Sintra.



Artigos
5
Um homem e uma mulher foram apanhados a roubar um telemóvel de uma turista brasileira no Chiado, zona histórica de Lisboa. No vídeo, que está a ser partilhado nas redes sociais, é possível ver o casal a ser confrontado por pessoas que assistiram ao furto e que conseguiram impedir que os carteiristas fugissem com o […] O conteúdo CASAL DE CARTEIRISTAS APANHADO A ROUBAR TURISTAS (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ocorrido na Estrada Nacional 251, no Couço, concelho de Coruche, provocou a morte de um jovem com 23 anos de idade, de nacionalidade brasileira, e ferimentos graves num outro jovem de 26 anos. O alerta para este acidente foi dado às 03h49 da madrugada de domingo, 21 […] O conteúdo CORUCHE: JOVEM DE 23 ANOS MORRE EM ACIDENTE NO COUÇO aparece primeiro em Comercio e Noticias.

Detenção na Azambuja envolve Rui Pedro Moreira, 22 anos, suspeito de crimes sexuais contra menores. Prisão preventiva já foi decretada. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Rui Pedro Moreira detido na Azambuja por suspeitas de crimes sexuais

GNR está a investigar o caso. Lar não tem licença da Segurança Social para funcionar.







