No primeiro dia de greve, a ANA – Aeroportos de Portugal confirmou o cancelamento de 19 voos (nove chegadas e dez partidas) em Lisboa. No sábado, o número de voos cancelados subiu para 20. A ANA aconselhou os passageiros com voos operados pela Menzies a contactarem previamente as companhias aéreas para confirmar o estado dos seus voos. O impacto da greve não se limitou à capital; pela primeira vez em pelo menos uma década, a paralisação teve adesão de funcionários no Aeroporto do Porto, segundo fontes sindicais, sinalizando um alastramento do conflito laboral. As próximas greves estão agendadas para os períodos de 8 a 11, 15 a 18 e 22 a 25 de agosto, bem como de 29 de agosto a 1 de setembro, coincidindo com os períodos de maior movimento de férias e regresso de emigrantes. A greve anterior, marcada para a Páscoa, tinha sido desconvocada após um acordo para negociações, mas a ausência de progressos levou os sindicatos a avançar com esta nova série de paralisações.
Greve na Menzies Causa Caos nos Aeroportos em Pleno Verão
Uma greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, empresa responsável pelos serviços de assistência em escala (handling), provocou o cancelamento de dezenas de voos e atrasos generalizados no Aeroporto de Lisboa, em pleno pico da época turística. A paralisação, que se iniciou na sexta-feira, é a primeira de cinco greves de quatro dias agendadas para os fins de semana até ao início de setembro, ameaçando perturbar gravemente as viagens de milhares de passageiros.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.

O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho publicado esta quinta feira.

Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.

O Viral e a NOVA Medical School, com apoio da Boehringer Ingelheim, lançam “Saúde em Rede – Factos que Cuidam”. Iniciativa combate desinformação através de vídeos curtos com profissionais de saúde, visando democratizar acesso a informação credível







