menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade July 26, 2025

Greve na Menzies Causa Caos nos Aeroportos em Pleno Verão

Uma greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, empresa responsável pelos serviços de assistência em escala (handling), provocou o cancelamento de dezenas de voos e atrasos generalizados no Aeroporto de Lisboa, em pleno pico da época turística. A paralisação, que se iniciou na sexta-feira, é a primeira de cinco greves de quatro dias agendadas para os fins de semana até ao início de setembro, ameaçando perturbar gravemente as viagens de milhares de passageiros.

News ImageNews ImageNews Image

No primeiro dia de greve, a ANA – Aeroportos de Portugal confirmou o cancelamento de 19 voos (nove chegadas e dez partidas) em Lisboa. No sábado, o número de voos cancelados subiu para 20. A ANA aconselhou os passageiros com voos operados pela Menzies a contactarem previamente as companhias aéreas para confirmar o estado dos seus voos. O impacto da greve não se limitou à capital; pela primeira vez em pelo menos uma década, a paralisação teve adesão de funcionários no Aeroporto do Porto, segundo fontes sindicais, sinalizando um alastramento do conflito laboral. As próximas greves estão agendadas para os períodos de 8 a 11, 15 a 18 e 22 a 25 de agosto, bem como de 29 de agosto a 1 de setembro, coincidindo com os períodos de maior movimento de férias e regresso de emigrantes. A greve anterior, marcada para a Páscoa, tinha sido desconvocada após um acordo para negociações, mas a ausência de progressos levou os sindicatos a avançar com esta nova série de paralisações.

ai briefingEm resumo
A greve na Menzies, estrategicamente marcada para os fins de semana de maior afluência do verão, expõe a fragilidade da operação aeroportuária e o potencial de um conflito laboral num setor específico para causar perturbações em cascata, afetando a economia, o turismo e milhares de viajantes.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close