Nuno Portas, pai de Paulo e Miguel Portas, faleceu em Lisboa aos 90 anos. A notícia foi partilhada por Helena Sacadura Cabral, sua primeira mulher. A sua morte motivou uma declaração de "luto oficial" por parte da Ordem dos Arquitetos (OA), que o considerou "um dos seus mais consagrados membros" e "o maior arquiteto-urbanista da história contemporânea". A OA destacou o seu papel como "político governante decisivo nas políticas de habitação do pós 25 de Abril", lembrando a sua preocupação constante com "o direito à cidade" e à habitação digna. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou Nuno Portas como "uma das personalidades mais visionárias e brilhantes" da segunda metade do século XX português, sublinhando a sua notabilidade como "arquiteto, como professor, como urbanista, como animador de movimentos artísticos, culturais em geral, cívicos, políticos e sociais". Nascido a 23 de setembro de 1934, destacou-se como pensador e investigador, tendo sido Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo em 1974, onde criou o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) para responder a necessidades habitacionais urgentes. O seu trabalho garantiu-lhe projeção internacional, nomeadamente em Espanha e no Brasil. A Ordem dos Arquitetos rematou, afirmando que "a arquitetura portuguesa, toda a cultura nacional, perdeu um grande vulto".
Morte do arquiteto Nuno Portas, figura central do urbanismo português
O arquiteto Nuno Portas, figura de referência no urbanismo e nas políticas de habitação em Portugal, faleceu aos 90 anos, gerando reações de pesar por parte de diversas entidades, incluindo a Presidência da República e a Ordem dos Arquitetos. O seu legado é recordado como visionário e decisivo para a arquitetura e o planeamento urbano contemporâneo do país.



Artigos
15Atualidade
Ver mais
O registo de nascimento é obrigatório e gratuito em Portugal e pode ser feito online ou no hospital, através do programa Nascer Cidadão. O processo é simples, rápido e garante a emissão automática do cartão de cidadão e do número de utente do Serviço Nacional de Saúde.


Dois sismos de magnitude 3,6 e 3,5 na escala de Richter foram sentidos na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). Num comunicado, o CIVISA disse que os abalos foram registados às 21:54 de quinta-feira (22:54 em Lisboa) e tiveram epicentro a […] O conteúdo Dois sismos sentidos na ilha Terceira após subida do alerta vulcânico aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, informou hoje a Guarda. Os dados constam de uma nota da GNR para assinalar o arranque hoje da operação “Moto V”, que visa a fiscalização e […] The post GNR registou 98 mortos em acidentes que envolveram motos desde janeiro first appeared on Notícias do Sorraia.






