Nuno Portas, pai de Paulo e Miguel Portas, faleceu em Lisboa aos 90 anos. A notícia foi partilhada por Helena Sacadura Cabral, sua primeira mulher. A sua morte motivou uma declaração de "luto oficial" por parte da Ordem dos Arquitetos (OA), que o considerou "um dos seus mais consagrados membros" e "o maior arquiteto-urbanista da história contemporânea". A OA destacou o seu papel como "político governante decisivo nas políticas de habitação do pós 25 de Abril", lembrando a sua preocupação constante com "o direito à cidade" e à habitação digna. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou Nuno Portas como "uma das personalidades mais visionárias e brilhantes" da segunda metade do século XX português, sublinhando a sua notabilidade como "arquiteto, como professor, como urbanista, como animador de movimentos artísticos, culturais em geral, cívicos, políticos e sociais". Nascido a 23 de setembro de 1934, destacou-se como pensador e investigador, tendo sido Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo em 1974, onde criou o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) para responder a necessidades habitacionais urgentes. O seu trabalho garantiu-lhe projeção internacional, nomeadamente em Espanha e no Brasil. A Ordem dos Arquitetos rematou, afirmando que "a arquitetura portuguesa, toda a cultura nacional, perdeu um grande vulto".
Morte do arquiteto Nuno Portas, figura central do urbanismo português
O arquiteto Nuno Portas, figura de referência no urbanismo e nas políticas de habitação em Portugal, faleceu aos 90 anos, gerando reações de pesar por parte de diversas entidades, incluindo a Presidência da República e a Ordem dos Arquitetos. O seu legado é recordado como visionário e decisivo para a arquitetura e o planeamento urbano contemporâneo do país.



Artigos
15
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Beja foi palco, esta semana, de anúncios significativos para a cidade e o concelho, durante a visita da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Entre as novidades apresentadas, destaca-se o investimento de 60 milhões de euros destinado à modernização e eletrificação da Linha do Alentejo, acompanhado do reforço do compromisso do Governo […] O Artigo Jardim Público de Beja será o primeiro “abrigo climático” do país o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Lucinete Freitas, ama brasileira de 55 anos, desabafou com o marido poucos dias antes de ser assassinada pela patroa, na...

A Associação Integrar lança esta segunda-feira a 16.ª edição da campanha “Vamos Aquecer Coimbra” (2025-2026). Esta campanha destina-se à angariação de bens necessários nos giros de rua, realizados pela Equipa de Apoio Social Directo – Equipa de Rua, para distribuição às pessoas em situação de sem-abrigo. Cobertores, agasalhos, cevada, leite, açúcar, copos de papel são […]

O Tribunal Federal da Suíça confirmou a atribuição do montante total da indemnização por danos morais a Joana, a jovem que presenciou o homicídio do companheiro num restaurante de kebab em Morges, no cantão de Vaud, em setembro de 2020. A notícia foi avançada pela RTS (Rádio Televisão Suíça).Joana mantinha uma relação com João, cidadão […] O conteúdo Suíça mantém indemnização à portuguesa que presenciou homicídio em Morges aparece primeiro em BOM DIA.


