Waldir Araújo, delegado da RTP em Bissau desde 2019, foi agredido e assaltado no domingo por indivíduos desconhecidos. De acordo com o jornalista, citado por vários órgãos de comunicação social locais, o ataque teve motivações políticas. Os agressores terão acusado a RTP "de denegrir a imagem da Guiné-Bissau no exterior". Imagens divulgadas pelo blogue "Ditadura Sem Consenso" mostram Waldir Araújo com o rosto ensanguentado após a agressão. O jornalista indicou que só falaria com mais detalhe sobre o sucedido após apresentar queixa à Polícia Judiciária e receber tratamento médico. O Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) da Guiné-Bissau informou que está a acompanhar a situação e a recolher informações para tomar uma posição oficial sobre o caso. A agressão levanta sérias questões sobre a liberdade de imprensa e a segurança dos jornalistas que trabalham na Guiné-Bissau, especialmente quando o seu trabalho é percebido como crítico por alguns setores da sociedade.
Jornalista da RTP agredido na Guiné-Bissau em ataque com motivações políticas
O jornalista e delegado da RTP na Guiné-Bissau, Waldir Araújo, foi vítima de uma agressão e assalto no centro de Bissau, um ato que o próprio atribui a motivações políticas. O incidente gerou preocupação entre os órgãos de comunicação social locais e o sindicato dos jornalistas guineense.



Artigos
3Atualidade
Ver mais
O registo de nascimento é obrigatório e gratuito em Portugal e pode ser feito online ou no hospital, através do programa Nascer Cidadão. O processo é simples, rápido e garante a emissão automática do cartão de cidadão e do número de utente do Serviço Nacional de Saúde.


Dois sismos de magnitude 3,6 e 3,5 na escala de Richter foram sentidos na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). Num comunicado, o CIVISA disse que os abalos foram registados às 21:54 de quinta-feira (22:54 em Lisboa) e tiveram epicentro a […] O conteúdo Dois sismos sentidos na ilha Terceira após subida do alerta vulcânico aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, informou hoje a Guarda. Os dados constam de uma nota da GNR para assinalar o arranque hoje da operação “Moto V”, que visa a fiscalização e […] The post GNR registou 98 mortos em acidentes que envolveram motos desde janeiro first appeared on Notícias do Sorraia.






