O IPMA estendeu o aviso amarelo devido ao tempo quente para 13 distritos de Portugal continental até às 18h00 de terça-feira, 29 de julho. Os distritos abrangidos são Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Outros distritos como Coimbra, Aveiro, Lisboa e Leiria também estarão sob aviso amarelo em períodos específicos. Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, "à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores" que promove o transporte de uma massa de ar quente e seca sobre a Península Ibérica. As temperaturas máximas deverão ultrapassar os 30 graus Celsius na generalidade do território, podendo "rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro". As temperaturas mínimas também registarão valores elevados, com noites tropicais em que os termómetros não descerão dos 20 graus em várias regiões. Este cenário de calor intenso eleva o perigo de incêndio rural, com mais de 60 concelhos em risco máximo.
Onda de calor coloca Portugal Continental sob aviso amarelo
Portugal continental enfrenta uma onda de calor, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prolongar o aviso amarelo para a maioria dos distritos até terça-feira. As temperaturas máximas podem atingir os 40 graus em algumas regiões, aumentando também o risco de incêndio rural.



Artigos
18Atualidade
Ver mais
O registo de nascimento é obrigatório e gratuito em Portugal e pode ser feito online ou no hospital, através do programa Nascer Cidadão. O processo é simples, rápido e garante a emissão automática do cartão de cidadão e do número de utente do Serviço Nacional de Saúde.


Dois sismos de magnitude 3,6 e 3,5 na escala de Richter foram sentidos na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). Num comunicado, o CIVISA disse que os abalos foram registados às 21:54 de quinta-feira (22:54 em Lisboa) e tiveram epicentro a […] O conteúdo Dois sismos sentidos na ilha Terceira após subida do alerta vulcânico aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, informou hoje a Guarda. Os dados constam de uma nota da GNR para assinalar o arranque hoje da operação “Moto V”, que visa a fiscalização e […] The post GNR registou 98 mortos em acidentes que envolveram motos desde janeiro first appeared on Notícias do Sorraia.






