O IPMA estendeu o aviso amarelo devido ao tempo quente para 13 distritos de Portugal continental até às 18h00 de terça-feira, 29 de julho. Os distritos abrangidos são Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Outros distritos como Coimbra, Aveiro, Lisboa e Leiria também estarão sob aviso amarelo em períodos específicos. Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, "à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores" que promove o transporte de uma massa de ar quente e seca sobre a Península Ibérica. As temperaturas máximas deverão ultrapassar os 30 graus Celsius na generalidade do território, podendo "rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro". As temperaturas mínimas também registarão valores elevados, com noites tropicais em que os termómetros não descerão dos 20 graus em várias regiões. Este cenário de calor intenso eleva o perigo de incêndio rural, com mais de 60 concelhos em risco máximo.
Onda de calor coloca Portugal Continental sob aviso amarelo
Portugal continental enfrenta uma onda de calor, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prolongar o aviso amarelo para a maioria dos distritos até terça-feira. As temperaturas máximas podem atingir os 40 graus em algumas regiões, aumentando também o risco de incêndio rural.



Artigos
18
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Beja foi palco, esta semana, de anúncios significativos para a cidade e o concelho, durante a visita da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Entre as novidades apresentadas, destaca-se o investimento de 60 milhões de euros destinado à modernização e eletrificação da Linha do Alentejo, acompanhado do reforço do compromisso do Governo […] O Artigo Jardim Público de Beja será o primeiro “abrigo climático” do país o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Lucinete Freitas, ama brasileira de 55 anos, desabafou com o marido poucos dias antes de ser assassinada pela patroa, na...

A Associação Integrar lança esta segunda-feira a 16.ª edição da campanha “Vamos Aquecer Coimbra” (2025-2026). Esta campanha destina-se à angariação de bens necessários nos giros de rua, realizados pela Equipa de Apoio Social Directo – Equipa de Rua, para distribuição às pessoas em situação de sem-abrigo. Cobertores, agasalhos, cevada, leite, açúcar, copos de papel são […]

O Tribunal Federal da Suíça confirmou a atribuição do montante total da indemnização por danos morais a Joana, a jovem que presenciou o homicídio do companheiro num restaurante de kebab em Morges, no cantão de Vaud, em setembro de 2020. A notícia foi avançada pela RTS (Rádio Televisão Suíça).Joana mantinha uma relação com João, cidadão […] O conteúdo Suíça mantém indemnização à portuguesa que presenciou homicídio em Morges aparece primeiro em BOM DIA.


