
Governo Lança Rastreio-Piloto ao Cancro do Pulmão para Fumadores e Ex-Fumadores
Numa iniciativa pioneira em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou o arranque de projetos-piloto para o rastreio do cancro do pulmão, dirigidos a uma população de alto risco. A medida, que será implementada nas regiões de Lisboa e do Norte, visa a deteção precoce da doença oncológica que mais mata no país, com cerca de 4.000 óbitos anuais. O rastreio destina-se a fumadores e ex-fumadores com idades entre os 55 e os 74 anos que tenham um historial de consumo de, pelo menos, um maço de cigarros por dia durante 20 anos. O subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, esclareceu que não se trata de um rastreio universal, mas sim focado numa “população de risco”. O exame consistirá numa Tomografia Axial Computorizada (TAC) de tórax de baixa dose. Os participantes com resultados negativos serão reavaliados anualmente, enquanto os casos positivos serão encaminhados para uma consulta de especialidade no prazo máximo de 30 dias. Os primeiros projetos-piloto terão lugar na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, no Porto, e no concelho de Cascais, numa iniciativa da autarquia. A fase piloto, prevista para arrancar no próximo ano, permitirá testar a operacionalidade do programa, nomeadamente a taxa de adesão e a capacidade de resposta do SNS para tratar os casos diagnosticados. A implementação de um programa de rastreio para o cancro do pulmão é uma reivindicação antiga de especialistas e associações de doentes, que veem na deteção precoce a principal ferramenta para reduzir a elevada mortalidade associada à doença.



Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Proteção Civil da Madeira alerta para perigo de incêndios devido a calor
O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPM) alertou hoje para os perigos das condições atmosféricas adversas previstas para o arquipélago, com manutenção de tempo quente e vento forte até domingo, que podem potenciar eventuais incêndios rurais.

Proteção Civil eleva nível de prontidão a partir de domingo
A Proteção Civil registou hoje 59 ocorrências de incêndios rurais, mobilizando 1.679 operacionais, mas prepara-se para elevar para o nível máximo de prontidão operacional entre domingo e terça-feira, devido à prevista "complexidade significativa" das condições meteorológicas.

Fogo na serra do Alvão com duas frentes a arder com intensidade
O incêndio que lavra na serra do Alvão, Ribeira de Pena, tinha pelas 19:30 duas frentes ativas a arder com intensidade em zona de mato, estando os meios a ser reposicionados no terreno devido à rotação dos ventos.

Continuam as investigações da Judiciária a tiroteio na estação de Vila Franca de Xira
Tentativa de homicídio junto à estação de comboios de Vila Franca de Xira, no último dia da festa do Colete Encarnado, assustou a comunidade. Caso foi entregue à Polícia Judiciária que está a investigar as causas para o que aconteceu.