menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade August 3, 2025

Unidades de Saúde do Médio Tejo e da Lezíria Criam Parceria para Cirurgias Ortopédicas

Numa resposta inovadora à pressão sobre os serviços do SNS, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo e a ULS da Lezíria estabeleceram um protocolo de cooperação para a realização de cirurgias ortopédicas. O acordo permite que utentes da Lezíria sejam operados no Hospital de Abrantes, otimizando recursos e reduzindo as listas de espera. A parceria, que já resultou na realização de onze cirurgias na primeira semana de implementação, representa um exemplo de trabalho em rede entre instituições do SNS. No âmbito do acordo, a ULS da Lezíria é responsável pela proposta clínica e pelo acompanhamento pré e pós-operatório, enquanto as equipas multidisciplinares do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Ortopedia da ULS Médio Tejo, sediado em Abrantes, realizam as intervenções cirúrgicas.

News ImageNews ImageNews Image

Este modelo de colaboração não acarreta custos adicionais para os utentes. A capacidade da ULS Médio Tejo para alargar a sua resposta a utentes de fora da sua área geográfica direta foi potenciada pela criação do seu CRI de Ortopedia em outubro de 2023, que permitiu resolver as listas de espera cirúrgica na região. Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, sublinhou que a colaboração “reforça a partilha eficiente de recursos e a maximização das eficiências entre instituições”. Por sua vez, Casimiro Ramos, presidente da ULS Médio Tejo, afirmou que a missão do SNS se concretiza “quando as instituições trabalham em rede para garantir que nenhum utente fica para trás”.

ai briefingEm resumo
A colaboração entre as ULS do Médio Tejo e da Lezíria na área da Ortopedia demonstra a capacidade do SNS de encontrar soluções inovadoras e eficientes para reduzir listas de espera e melhorar o acesso aos cuidados, através da otimização de recursos regionais.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close