Este modelo de colaboração não acarreta custos adicionais para os utentes. A capacidade da ULS Médio Tejo para alargar a sua resposta a utentes de fora da sua área geográfica direta foi potenciada pela criação do seu CRI de Ortopedia em outubro de 2023, que permitiu resolver as listas de espera cirúrgica na região. Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, sublinhou que a colaboração “reforça a partilha eficiente de recursos e a maximização das eficiências entre instituições”. Por sua vez, Casimiro Ramos, presidente da ULS Médio Tejo, afirmou que a missão do SNS se concretiza “quando as instituições trabalham em rede para garantir que nenhum utente fica para trás”.
Unidades de Saúde do Médio Tejo e da Lezíria Criam Parceria para Cirurgias Ortopédicas
Numa resposta inovadora à pressão sobre os serviços do SNS, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo e a ULS da Lezíria estabeleceram um protocolo de cooperação para a realização de cirurgias ortopédicas. O acordo permite que utentes da Lezíria sejam operados no Hospital de Abrantes, otimizando recursos e reduzindo as listas de espera. A parceria, que já resultou na realização de onze cirurgias na primeira semana de implementação, representa um exemplo de trabalho em rede entre instituições do SNS. No âmbito do acordo, a ULS da Lezíria é responsável pela proposta clínica e pelo acompanhamento pré e pós-operatório, enquanto as equipas multidisciplinares do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Ortopedia da ULS Médio Tejo, sediado em Abrantes, realizam as intervenções cirúrgicas.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







