
Urgência de Cirurgia Geral do Hospital do Barreiro Entra em Contingência por Falta de Médicos
O serviço de urgência de cirurgia geral do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, entrou em regime de contingência devido à “indisponibilidade temporária de recursos humanos médicos”. A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) garantiu que, apesar da situação, a urgência geral permanece “aberta e em pleno funcionamento”, com a prestação de cuidados à população assegurada através de um cirurgião de presença física para responder a situações internas e referenciar utentes para outras unidades do SNS quando necessário. A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro denunciou o encerramento do serviço, afirmando ser a primeira vez que tal acontece e que os doentes estavam a ser encaminhados para os hospitais Garcia de Orta, em Almada, ou para Setúbal. A comissão expressou grande preocupação, referindo que esta situação se soma a outros encerramentos recorrentes, como os das urgências de ortopedia, cardiologia e obstetrícia, considerando-a um “atropelo aos direitos dos cidadãos”. Os utentes criticam a necessidade de percorrer longas distâncias para obter cuidados médicos, apesar de terem um hospital equipado na sua área de residência. A comissão responsabiliza os sucessivos governos pela “falta de investimento” e pelo “desmantelamento” do Serviço Nacional de Saúde. O Hospital do Barreiro, integrado na ULSAR, serve uma população de mais de 232 mil habitantes dos concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, o que torna a situação particularmente crítica.



Artigos
5




Atualidade
Ver mais
ICNF garante estabilização urgente para evitar derrocadas na Peneda-Gerês
A Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) vão "avançar já" com uma "estabilização de emergência" do território queimado na Peneda-Gerês, para evitar derrocadas e contaminação da água, revelou hoje o Governo.

Homem ilegal em Portugal detido pela PSP no Colombo
A PSP deteve um homem no Centro Comercial Colombo depois de ter sido intercetado e de se ter verificado "que não possuía qualquer documento que lhe permitisse permanecer legalmente em Portugal ou no espaço Schengen".

Maioria dos portugueses preocupa-se com ambiente mas pouco faz

Furta casa, é visto em carro roubado e foge da PSP no Estoril. Foi detido
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 35 anos, "toxicodependente e sem-abrigo", por suspeitas de furto no Estoril. O homem levou uma 'Playstation', duas viaturas BMW e um Mercedes e ainda uns ténis.