A ministra explicou que os profissionais foram contratados para preencher vagas consideradas carenciadas, que oferecem uma remuneração mais atrativa. “Há uma equipa de especialistas de obstetrícia e ginecologia que se desvinculou do hospital privado onde trabalhava e que vai assinar um contrato com o SNS”, explicou a governante. Esta medida representa uma tentativa de reverter a fuga de médicos para o setor privado, atraindo-os de volta ao serviço público com melhores condições. Embora seja uma solução focada num único hospital, é vista como um passo importante para estabilizar a resposta na Margem Sul, uma das áreas mais afetadas pelos encerramentos de maternidades.
Governo responde à crise na obstetrícia com reforço de sete médicos no Hospital Garcia de Orta
Numa das principais respostas à crise nas urgências de obstetrícia, o Ministério da Saúde anunciou o reforço do Hospital Garcia de Orta, em Almada, com sete novos especialistas, alguns provenientes do setor privado. A medida visa garantir o funcionamento do serviço 24 horas por dia a partir de setembro, numa região considerada a "mais crítica" do país. A contratação dos novos médicos para a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal foi uma medida anunciada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que reconheceu a Península de Setúbal como a “área mais crítica” na resposta de ginecologia e obstetrícia. A expectativa é que, com este reforço, o serviço de urgência do Garcia de Orta, que durante o mês de julho funcionou apenas 11 dias em regime rotativo, passe a ter um atendimento contínuo.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Uma criança de três anos foi atropelada na Rua de S. João em Aião, concelho de Felgueiras. A ocorrência foi registada pelas 13h30 deste sábado. Os Bombeiros Voluntários da Lixa prestaram socorro no local, apoiados pela SIV e pela VMER. A vítima, uma menina, foi transportada em estado grave ao Hospital de S. Joao, no […] O conteúdo Criança de três anos atropelada aparece primeiro em Felgueiras Diário.

São cerca de 60 os bebés que nasceram, este ano, em ambulâncias a caminho das maternidades portuguesas. Desses nascimentos, 15 aconteceram a bordo das viaturas dos Bombeiros da Moita e a notícia já chegou... a Espanha. O El País noticia, este sábado, que "o encerramento contínuo das urgências obstétricas nos hospitais portugueses multiplica os nascimentos em ambulâncias". O conteúdo CAOS NA SAÚDE: BOMBEIROS DA MOITA JÁ SÃO NOTÍCIA EM ESPANHA aparece primeiro em 24Horas.

A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) confirmou a reabertura da via A4, sentido Porto-Amarante, por volta das 13h00.

A cidade de Almeirim associa-se à campanha “Novembro Azul”, dedicada à prevenção do cancro da próstata, com uma mesa redonda marcada para este sábado, dia 8 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a... O conteúdo Almeirim assinala “Novembro Azul” com mesa redonda sobre o cancro da próstata aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.







