A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, reagiu firmemente, lamentando que a situação não seja nova e exigindo que "a VMER esteja em funcionamento 100% do tempo". Em resposta à crise, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estabeleceram medidas de contingência, como a colocação de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), operada por enfermeiros, para colmatar a ausência de médico na VMER durante os períodos mais críticos. Adicionalmente, o INEM comprometeu-se a disponibilizar mais vagas para a formação de profissionais e a colaborar na relocalização temporária de meios. Contudo, estas soluções são vistas como temporárias para um problema que a ULS descreve como "estrutural e prolongado", resultante da dependência de prestadores externos com "custos elevados e sem garantia de continuidade".
Inoperacionalidade da VMER de Portalegre Associada a Vítimas Mortais
A inoperacionalidade recorrente da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre, devido à falta de médicos, atingiu um ponto crítico com a ocorrência de mortes de utentes. Este problema sistémico expõe a fragilidade dos cuidados de emergência pré-hospitalar no interior do país, gerando alarme social e reações políticas. Entre janeiro e julho de 2025, a VMER de Portalegre esteve inoperacional durante 480 horas, o que corresponde a cerca de 10% do seu tempo de serviço. Esta falha contínua na resposta de emergência foi associada a, pelo menos, duas mortes durante o mês de agosto: um homem de 56 anos em Marvão, vítima de paragem cardiorrespiratória, que foi assistido apenas pelos bombeiros, e outro caso em Castelo de Vide. A causa principal apontada para esta situação é a "escassez de médicos" e as dificuldades em preencher as escalas.



Artigos
35Atualidade
Ver mais
Para o Reitor interino da UTAD, a criação do curso de Medicina constitui “um marco fundamental e estratégico para a região" O conteúdo UTAD vai formar 40 médicos por ano aparece primeiro em Amarante Magazine.

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, através da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Terras do Lince – Raia Quente, está a dinamizar durante o mês de novembro um conjunto de ações de sensibilização e capacitação comunitária integradas na campanha Novembro Azul, sob o lema “Juntos pela Prevenção! A sua Saúde em Primeiro […] O conteúdo Rastreios para a prevenção do cancro da próstata na campanha Novembro Azul aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Uma criança de três anos ficou gravemente ferida após ter sido atropelada por uma viatura ao início da tarde deste sábado, em Felgueiras… O alerta foi dado às 13h14 para a Rua de Milhões, mobilizando rapidamente os Bombeiros da Lixa, a VMER de Penafiel e a SIV de Amarante. A vítima foi assistida no local […]

José Luís Nunes Martins Uma dor funda é um caminho que tem um princípio e um fim. Nunca nos deixa da mesma forma que nos encontrou. Muda o que somos a uma profundidade à qual as palavras não chegam. Engrandece-nos, apesar de tudo. O amor que dói é também o único que nos cura. Quem […]







