Esta solução estrutural visa concentrar recursos e criar uma resposta robusta para a região, embora não resolva a crise imediata que tem levado a encerramentos sucessivos.
Governo avança com urgência regional e novo centro materno-infantil para resolver crise em Setúbal
Em resposta à crise de encerramentos nas maternidades da Península de Setúbal, o Governo anunciou a criação, a curto prazo, de uma urgência regional de obstetrícia. O modelo proposto centraliza a resposta no Hospital Garcia de Orta, em Almada, que passará a funcionar em permanência, enquanto o Hospital de Setúbal ficará como unidade de contingência para receber casos referenciados pelo SNS 24 e pelo INEM. A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, justificou a medida com a carência de profissionais, afirmando que seriam necessários mais 30 especialistas para manter as urgências de Almada e Setúbal a funcionar em pleno. A implementação desta urgência regional depende, contudo, de negociações com os sindicatos e as ordens profissionais, uma vez que implica a mobilidade de equipas entre hospitais, o que, segundo a ministra, exige a criação de “suplementos remuneratórios associados”. A governante reconheceu que o Garcia de Orta, com a sua capacidade atual, “não é suficiente para a Península de Setúbal” e, por isso, anunciou um plano a longo prazo: o lançamento, em 2026, do concurso para o projeto de um novo Centro Materno-Infantil, a ser construído no perímetro do hospital de Almada. A obra, financiada pelo Orçamento do Estado, poderá demorar “dois ou três anos, se calhar até um bocadinho mais”, com conclusão prevista para o final ou para lá da atual legislatura.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, em cumprimento de mandados de busca e detenção emitidos pelo DIAP de Aveiro, deteve um dos autores dos crimes de roubo e sequestro que tiveram lugar na noite do passado dia 09 de setembro, no concelho da Mealhada. Os factos ocorreram na via pública, tendo a vítima sido forçada a entrar numa viatura e, sob ameaça de arma de fogo, forçada a permitir o acesso à sua conta bancária, sendo ainda desapossada de um telemóvel topo de gama. Os crimes foram cometidos na sequência de desentendimentos que poderão ter […] O conteúdo Mealhada: Dois detidos por roubo, sequestro e tráfico de droga aparece primeiro em Notícias do Centro.

Apreendidas uma réplica de arma de fogo, uma arma de ar comprimido, uma arma branca e uma catana, no âmbito de diligências judiciais envolvendo um casal com quatro menores Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PSP apreende armas na habitação de suspeito de violência doméstica na Figueira da Foz

Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido "atropelada pelo próprio carro" numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Moradores temeram ficar sem eletricidade todo o fim de semana após técnico da empresa municipal informar que só na segunda-feira resolveriam problema.







