Médicos exigem fim da 'roleta russa' nas urgências e mais incentivos para zonas carenciadas
Um grupo de médicos ligado ao “Manifesto da Insubmissão Médica” enviou uma carta à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, exigindo o fim do funcionamento em modo “roleta russa” das urgências do SNS e a criação de um novo pacote de incentivos para fixar profissionais em zonas carenciadas. Os clínicos consideram que a Direção Executiva do SNS (DE-SNS) e as Unidades Locais de Saúde têm demonstrado uma “chocante incompetência” na gestão destes serviços. Na missiva, os médicos propõem a criação de uma comissão de coordenação das urgências que fique na dependência direta da ministra, de forma a garantir um planeamento mais eficaz e previsível. Para combater a carência de profissionais no interior e nas periferias das áreas metropolitanas, defendem um pacote de incentivos que inclua progressões mais rápidas na carreira, uma majoração salarial sobre as horas extraordinárias e o alargamento destes benefícios aos médicos internos que realizem a sua formação em locais ou especialidades carenciadas. As propostas recuperam medidas já sugeridas pela Ordem dos Médicos em 2022, como benefícios fiscais e o envolvimento das autarquias na disponibilização de alojamento. O movimento, que surgiu em 2023 e reuniu mais de 9.500 assinaturas, reclama uma nova reunião com a tutela face à “preocupante agudização da situação a nível do SNS e da carreira médica”, sublinhando que as suas propostas visam encontrar soluções estruturais para a crise de recursos humanos que afeta gravemente o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, em cumprimento de mandados de busca e detenção emitidos pelo DIAP de Aveiro, deteve um dos autores dos crimes de roubo e sequestro que tiveram lugar na noite do passado dia 09 de setembro, no concelho da Mealhada. Os factos ocorreram na via pública, tendo a vítima sido forçada a entrar numa viatura e, sob ameaça de arma de fogo, forçada a permitir o acesso à sua conta bancária, sendo ainda desapossada de um telemóvel topo de gama. Os crimes foram cometidos na sequência de desentendimentos que poderão ter […] O conteúdo Mealhada: Dois detidos por roubo, sequestro e tráfico de droga aparece primeiro em Notícias do Centro.

Apreendidas uma réplica de arma de fogo, uma arma de ar comprimido, uma arma branca e uma catana, no âmbito de diligências judiciais envolvendo um casal com quatro menores Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PSP apreende armas na habitação de suspeito de violência doméstica na Figueira da Foz

Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido "atropelada pelo próprio carro" numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Moradores temeram ficar sem eletricidade todo o fim de semana após técnico da empresa municipal informar que só na segunda-feira resolveriam problema.







