A ministra justificou a medida com a necessidade de encontrar “um modelo de contratação com mais compromissos” e a criação de “suplementos remuneratórios associados à mobilidade destes profissionais”. A decisão de avançar com um despacho que “não exige negociação” foi confirmada por fontes do gabinete da ministra, que recordaram um precedente semelhante no Hospital de Santa Maria em 2023. No entanto, a solução foi imediatamente contestada por sindicatos e pela Ordem dos Médicos, que alertam para os riscos de uma abordagem coerciva. A medida é vista como uma tentativa de resolver um problema estrutural de falta de médicos com uma solução administrativa que ignora as condições de trabalho e os acordos coletivos, arriscando agravar a fuga de profissionais do SNS.
Governo Responde à Crise em Setúbal com Urgência Regional e Mobilização Forçada de Médicos
Em resposta ao colapso das urgências de obstetrícia na Península de Setúbal, o Governo anunciou a criação de uma urgência regional e a intenção de mobilizar médicos por despacho. A medida visa concentrar recursos no Hospital Garcia de Orta, em Almada, mas gerou forte controvérsia e oposição por parte dos profissionais de saúde. A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou no Parlamento a intenção de criar, a curto prazo, uma urgência regional de obstetrícia, com o Hospital Garcia de Orta a funcionar em permanência e o Hospital de Setúbal a receber casos referenciados pelo INEM e SNS 24. Para concretizar este plano, o Governo prepara um despacho para mobilizar a equipa de obstetrícia do Hospital do Barreiro para assegurar as escalas em Almada.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Uma criança de três anos foi atropelada na Rua de S. João em Aião, concelho de Felgueiras. A ocorrência foi registada pelas 13h30 deste sábado. Os Bombeiros Voluntários da Lixa prestaram socorro no local, apoiados pela SIV e pela VMER. A vítima, uma menina, foi transportada em estado grave ao Hospital de S. Joao, no […] O conteúdo Criança de três anos atropelada aparece primeiro em Felgueiras Diário.

São cerca de 60 os bebés que nasceram, este ano, em ambulâncias a caminho das maternidades portuguesas. Desses nascimentos, 15 aconteceram a bordo das viaturas dos Bombeiros da Moita e a notícia já chegou... a Espanha. O El País noticia, este sábado, que "o encerramento contínuo das urgências obstétricas nos hospitais portugueses multiplica os nascimentos em ambulâncias". O conteúdo CAOS NA SAÚDE: BOMBEIROS DA MOITA JÁ SÃO NOTÍCIA EM ESPANHA aparece primeiro em 24Horas.

A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) confirmou a reabertura da via A4, sentido Porto-Amarante, por volta das 13h00.

A cidade de Almeirim associa-se à campanha “Novembro Azul”, dedicada à prevenção do cancro da próstata, com uma mesa redonda marcada para este sábado, dia 8 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a... O conteúdo Almeirim assinala “Novembro Azul” com mesa redonda sobre o cancro da próstata aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.







