No entanto, a implementação de tal modelo enfrenta a resistência dos sindicatos, que exigem negociação e condições adequadas para a mobilidade dos médicos. Paralelamente, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, solicitou aos colégios de especialidade que apresentem propostas para rever o regulamento que define a constituição das equipas médicas nas urgências. O bastonário explicou que se trata de uma atualização técnica necessária, dado que o último regulamento é de 2022 e a estrutura do SNS mudou com a criação das ULS. Embora tenha negado pressões políticas, a revisão coincide com a crise nas urgências e a dificuldade em cumprir os rácios atuais, que a ministra Ana Paula Martins afirmou exigirem “mais de um milhão de horas anuais de trabalho médico” para manter todas as 39 urgências do país abertas.
Debate sobre Reorganização da Rede de Urgências e Revisão de Rácios de Médicos
A crise recorrente nas urgências, especialmente na obstetrícia, intensificou o debate sobre a necessidade de uma reorganização profunda da rede de serviços e da revisão dos rácios de profissionais. Administradores hospitalares defendem a criação de urgências regionais, enquanto a Ordem dos Médicos inicia a atualização dos regulamentos das equipas. A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) propôs a criação de uma urgência regional ou metropolitana para a Península de Setúbal como solução para a falta de profissionais, um modelo que já existe no Norte do país. Esta ideia foi ecoada pela Ministra da Saúde, que anunciou a intenção de criar uma urgência regional em Almada.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Uma criança de três anos foi atropelada na Rua de S. João em Aião, concelho de Felgueiras. A ocorrência foi registada pelas 13h30 deste sábado. Os Bombeiros Voluntários da Lixa prestaram socorro no local, apoiados pela SIV e pela VMER. A vítima, uma menina, foi transportada em estado grave ao Hospital de S. Joao, no […] O conteúdo Criança de três anos atropelada aparece primeiro em Felgueiras Diário.

São cerca de 60 os bebés que nasceram, este ano, em ambulâncias a caminho das maternidades portuguesas. Desses nascimentos, 15 aconteceram a bordo das viaturas dos Bombeiros da Moita e a notícia já chegou... a Espanha. O El País noticia, este sábado, que "o encerramento contínuo das urgências obstétricas nos hospitais portugueses multiplica os nascimentos em ambulâncias". O conteúdo CAOS NA SAÚDE: BOMBEIROS DA MOITA JÁ SÃO NOTÍCIA EM ESPANHA aparece primeiro em 24Horas.

A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) confirmou a reabertura da via A4, sentido Porto-Amarante, por volta das 13h00.

A cidade de Almeirim associa-se à campanha “Novembro Azul”, dedicada à prevenção do cancro da próstata, com uma mesa redonda marcada para este sábado, dia 8 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a... O conteúdo Almeirim assinala “Novembro Azul” com mesa redonda sobre o cancro da próstata aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.







