Encerramentos de Fim de Semana nas Urgências de Aveiro e Santarém
A crise no Serviço Nacional de Saúde manifestou-se com o encerramento total das urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais de Aveiro e Santarém durante o fim de semana. Estes encerramentos programados ilustram a dificuldade crescente em assegurar escalas médicas e a dependência de soluções de contingência. Diversos meios de comunicação noticiaram que o serviço de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, esteve encerrado durante todo o fim de semana de 20 e 21 de setembro. Simultaneamente, a urgência de Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém encerrou no sábado, reabrindo no domingo com um funcionamento condicionado a um projeto-piloto que exige contacto prévio com a linha SNS 24. Estes eventos não são casos isolados, mas sim parte de um padrão nacional de encerramentos intermitentes devido à incapacidade de preencher as escalas médicas com especialistas. A situação reflete a fragilidade da rede de cuidados materno-infantis, obrigando as grávidas a percorrerem distâncias maiores para aceder a cuidados urgentes e sobrecarregando os hospitais vizinhos que se mantêm em funcionamento, bem como os serviços de emergência pré-hospitalar.



Artigos
5
Um juiz desembargador aposentado, de 68 anos, provocou ferimentos esta terça-feira, 23 de dezembro, a três pessoas — um vizinho,...

Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS. O número de urgências fechadas durante o período de Natal deste ano é inferior ao registado na mesma altura […] The post Urgências de Ginecologia e Obstetrícia de Santarém e Vila Franca de Xira condicionadas no Natal first appeared on Notícias do Sorraia.

Foi um dos assuntos no ano, quando o tema é emagrecimento rápido. Medicamentos como Ozempic, criado originalmente para tratar a diabetes tipo 2, tornaram-se muito procurados por terem um princípio ativo que se revelou útil para perder peso. Em abril deste ano, ficou disponível em Portugal o “primo” Wegovy, aprovado para tratar pessoas com obesidade […] O conteúdo Adeus injeções? Famoso medicamento para emagrecer terá versão em comprimido aparece primeiro em NiT.

A nova infraestrutura teve um investimento de 2 milhões de euros e está localizada na rua Miguel Bombarda, ao lado do Centro de Saúde do Entroncamento.







