Num domingo de manhã, os dados indicavam um tempo médio de espera máximo de 16 horas e 1 minuto para doentes com pulseira amarela, cujo atendimento recomendado é de 60 minutos. Para os doentes pouco urgentes (pulseira verde), a espera chegava a atingir as 18 horas, quando o tempo recomendado é de 120 minutos. Apenas os doentes muito urgentes (pulseira laranja) eram atendidos dentro do tempo previsto, com uma espera de seis minutos.

Na altura em que estes valores foram registados, encontravam-se 51 doentes na urgência geral.

No início do ano, a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra integrou o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, uma iniciativa que visa mitigar a sobrecarga dos serviços de urgência ao promover o contacto prévio com a Linha SNS24. Na altura, foi revelado que cerca de 55% dos atendimentos no Hospital Fernando Fonseca eram de casos não urgentes ou pouco urgentes, um fator que contribui de forma significativa para o congestionamento do serviço e para os longos tempos de espera, que comprometem a qualidade e a segurança dos cuidados prestados.