Governo Ativa Plano Sazonal de Saúde para Evitar Caos nas Urgências no Inverno
O Ministério da Saúde determinou um conjunto de medidas para reforçar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante o outono e inverno, com o objetivo de evitar a sobrecarga das urgências. O plano, que entrou em vigor a 1 de outubro, prevê a reorganização das escalas, o reforço do atendimento nos centros de saúde e a ativação de camas adicionais. Publicado em Diário da República, o despacho da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, estabelece que as Unidades Locais de Saúde (ULS) devem elaborar as escalas de serviço com dois meses de antecedência, garantindo equipas proporcionais às necessidades e ao nível de contingência em vigor. O documento também estipula que os mapas de férias devem ser aprovados de forma a equilibrar o direito dos profissionais com a manutenção da resposta assistencial. Uma das medidas centrais é o reforço da capacidade dos centros de saúde para atender casos de doença aguda, através de horários alargados, para evitar que os utentes recorram desnecessariamente às urgências hospitalares. Está igualmente prevista a ativação de camas suplementares para internamento de doentes com patologias respiratórias agudas ou complicações de doenças crónicas. O despacho é claro ao determinar que o encerramento de qualquer serviço de urgência só pode ocorrer com autorização prévia da Direção Executiva do SNS (DE-SNS), não bastando a mera informação ao INEM. Este plano sazonal, com três níveis de contingência, visa prevenir os impactos das baixas temperaturas e da maior circulação de vírus respiratórios, numa tentativa de evitar o caos vivido em invernos anteriores.



Artigos
5
A Associação Juvenil Saliências voltou a cumprir uma tradição solidária e realizou, esta semana, a entrega de cabazes alimentares de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade na freguesia. A iniciativa, que já se repete há vários anos nesta quadra festiva, tem como objetivo apoiar quem mais precisa, garantindo que o Natal seja vivido […]

Gustavo Silva, comentador da CNN Portugal, analisou o caso do homem que matou uma criança de 13 anos esta terça-feira em Tomar.

Trabalhadores que lavam fachada do hospital responsáveis pela iniciativa O conteúdo Pai Natal desce do telhado do Hospital de Braga para surpreender crianças internadas aparece primeiro em O MINHO.

Uma mulher de 57 anos morreu numa colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC 2) em Alcobaça, distrito de Leiria.






