Do lado dos médicos, a situação é igualmente crítica. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) justifica a convocatória de uma greve nacional com a recusa do Governo em negociar “salários justos e condições de trabalho dignas que permitam fixar médicos no SNS”. A falta de especialistas é a razão direta para o encerramento prolongado de serviços, como a urgência de cirurgia do Hospital de Mirandela, fechada há dois anos. A dificuldade em preencher vagas é particularmente aguda na região de Lisboa, onde quase metade dos postos para médicos recém-especialistas ficou por ocupar, especialmente nos hospitais da periferia, do Oeste e do Ribatejo, onde o elevado custo de vida agrava o problema.
Falta Crónica de Profissionais de Saúde Ameaça Sustentabilidade do SNS
A carência de médicos e enfermeiros é apontada como a causa fundamental para o encerramento de serviços e a degradação dos cuidados no SNS. Sindicatos denunciam a falta de centenas de profissionais em várias unidades do país, acusando a tutela de não criar condições para fixar e valorizar as carreiras. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou a falta de 292 enfermeiros nas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Castelo Branco e da Cova da Beira. Segundo Conceição Rodrigues, dirigente do SEP, na ULS de Castelo Branco faltam 141 enfermeiros e na ULS da Cova da Beira o défice é de 151 profissionais. A sindicalista acusa o Ministério da Saúde de “asfixiar as instituições” ao não aprovar os Planos de Desenvolvimento Organizacional (PDO), que permitiriam a contratação de mais pessoal.



Artigos
5
A Associação Juvenil Saliências voltou a cumprir uma tradição solidária e realizou, esta semana, a entrega de cabazes alimentares de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade na freguesia. A iniciativa, que já se repete há vários anos nesta quadra festiva, tem como objetivo apoiar quem mais precisa, garantindo que o Natal seja vivido […]

Gustavo Silva, comentador da CNN Portugal, analisou o caso do homem que matou uma criança de 13 anos esta terça-feira em Tomar.

Trabalhadores que lavam fachada do hospital responsáveis pela iniciativa O conteúdo Pai Natal desce do telhado do Hospital de Braga para surpreender crianças internadas aparece primeiro em O MINHO.

Uma mulher de 57 anos morreu numa colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC 2) em Alcobaça, distrito de Leiria.







