FNAM Convoca Greve Nacional de Médicos para 24 de Outubro
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou uma greve nacional para o dia 24 de outubro, num sinal de rutura com o Ministério da Saúde. A paralisação, que irá coincidir com a greve da Função Pública, foi justificada pela “recusa da ministra da Saúde em negociar verdadeiramente a carreira médica” e pela apresentação de medidas que, segundo o sindicato, “põem em risco a população”. A decisão foi tomada após uma reunião com a ministra Ana Paula Martins, que a presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, classificou como “a apresentação de um ato consumado com medidas que nós entendemos que são mesmo prejudiciais à população e ao SNS”. Um dos principais pontos de discórdia é o plano do Governo para concentrar os serviços de urgência a nível regional, como o da Margem Sul, que a FNAM alega que “vai deixar grávidas e recém-nascidos sem cuidados de proximidade”. O sindicato acusa a tutela de não apresentar propostas concretas sobre salários e condições de trabalho dignas para fixar médicos no SNS, mantendo uma “postura de bloqueio”. A greve representa um escalar da contestação médica, que exige “uma negociação séria e sem jogos de bastidores, que coloquem a saúde das pessoas acima de quaisquer cálculos políticos ou financeiros”.



Artigos
6
A Associação Juvenil Saliências voltou a cumprir uma tradição solidária e realizou, esta semana, a entrega de cabazes alimentares de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade na freguesia. A iniciativa, que já se repete há vários anos nesta quadra festiva, tem como objetivo apoiar quem mais precisa, garantindo que o Natal seja vivido […]

Gustavo Silva, comentador da CNN Portugal, analisou o caso do homem que matou uma criança de 13 anos esta terça-feira em Tomar.

Trabalhadores que lavam fachada do hospital responsáveis pela iniciativa O conteúdo Pai Natal desce do telhado do Hospital de Braga para surpreender crianças internadas aparece primeiro em O MINHO.

Uma mulher de 57 anos morreu numa colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC 2) em Alcobaça, distrito de Leiria.







