Contudo, tanto a FNAM como o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) consideram o valor insuficiente e o modelo de implementação duvidoso, mantendo uma forte oposição ao plano.
Governo avança com Urgências Regionais sob protesto de "mobilização forçada" de médicos
O plano do Governo para criar urgências regionais, com equipas partilhadas entre hospitais, está a ser fortemente contestado pelos sindicatos médicos, que denunciam uma tentativa de “mobilização coerciva e ilegal”. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusa o Ministério da Saúde de avançar com um “ato consumado” que viola os acordos coletivos de trabalho. O diploma em negociação estabelece o funcionamento centralizado de urgências externas de âmbito regional, com prioridade para especialidades críticas como obstetrícia e pediatria. A Península de Setúbal é um dos focos principais, onde se pretende criar uma urgência regional de obstetrícia, concentrando o serviço no Hospital Garcia de Orta (Almada) e deixando o de Setúbal para casos referenciados. A FNAM alega que esta medida obrigará os médicos a deslocarem-se do seu hospital para outro, fora do seu concelho de trabalho, o que considera uma “mobilização forçada”. Joana Bordalo e Sá, presidente da FNAM, alerta que os médicos abrangidos pelos acordos coletivos da federação “não podem ser forçados” a esta mobilidade. A federação argumenta que a medida “não serve os médicos, que serão levados a rescindir contratos em maior número”, nem a população, que “ficará definitivamente afastada de serviços de proximidade”. Para incentivar a adesão, o Ministério da Saúde propôs um suplemento de cerca de 500 euros mensais para os médicos que aceitem deslocações até 60 quilómetros.



Artigos
5
A Associação Juvenil Saliências voltou a cumprir uma tradição solidária e realizou, esta semana, a entrega de cabazes alimentares de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade na freguesia. A iniciativa, que já se repete há vários anos nesta quadra festiva, tem como objetivo apoiar quem mais precisa, garantindo que o Natal seja vivido […]

Gustavo Silva, comentador da CNN Portugal, analisou o caso do homem que matou uma criança de 13 anos esta terça-feira em Tomar.

Trabalhadores que lavam fachada do hospital responsáveis pela iniciativa O conteúdo Pai Natal desce do telhado do Hospital de Braga para surpreender crianças internadas aparece primeiro em O MINHO.

Uma mulher de 57 anos morreu numa colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC 2) em Alcobaça, distrito de Leiria.







