Durante a greve, centenas de enfermeiros manifestaram-se em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, onde entregaram uma moção com mais de 11 mil assinaturas contra a proposta governamental.
Greve dos enfermeiros com forte adesão paralisa centenas de serviços em todo o país
Uma greve nacional convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) registou uma forte adesão, paralisando centenas de serviços de saúde em todo o país. O protesto visou a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pelo Governo, que os profissionais consideram “um atentado à dignidade” e um “inadmissível retrocesso”. A paralisação teve um impacto significativo, com o SEP a reportar uma adesão de 100% no bloco operatório do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e nas consultas externas do Hospital de Viseu. Centenas de unidades de saúde e centros de saúde, embora abertos, ficaram sem enfermeiros, afetando cirurgias programadas, consultas e exames. A principal reivindicação dos enfermeiros é a rejeição da proposta de ACT do Ministério da Saúde, que, segundo o sindicato, visa “poupar dinheiro à custa do trabalho dos enfermeiros, aumentando a exploração”. Os profissionais contestam a possibilidade de aumento do horário semanal para até 60 horas sem que tal seja considerado trabalho extraordinário, a extinção do pagamento das “horas penosas” e a eliminação de regras de progressão na carreira para os mais jovens. José Carlos Martins, presidente do SEP, afirmou que os enfermeiros rejeitam a ideia de “trabalhar mais horas e levar menos rendimento”.



Artigos
5
A Associação Juvenil Saliências voltou a cumprir uma tradição solidária e realizou, esta semana, a entrega de cabazes alimentares de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade na freguesia. A iniciativa, que já se repete há vários anos nesta quadra festiva, tem como objetivo apoiar quem mais precisa, garantindo que o Natal seja vivido […]

Gustavo Silva, comentador da CNN Portugal, analisou o caso do homem que matou uma criança de 13 anos esta terça-feira em Tomar.

Trabalhadores que lavam fachada do hospital responsáveis pela iniciativa O conteúdo Pai Natal desce do telhado do Hospital de Braga para surpreender crianças internadas aparece primeiro em O MINHO.

Uma mulher de 57 anos morreu numa colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC 2) em Alcobaça, distrito de Leiria.







