Os sindicatos alertam que esta política, em vez de solucionar a falta de especialistas, irá agravá-la, levando a que “ainda mais médicos vão sair do SNS”. A medida é vista como um ataque à estabilidade profissional e pessoal dos médicos e uma ameaça aos cuidados de saúde de proximidade, pois implicaria o encerramento de serviços locais para concentrar recursos em unidades centrais, obrigando as populações a percorrer maiores distâncias para obterem cuidados urgentes.
Plano Governamental para Urgências Regionais e a Controvérsia da "Mobilidade Forçada"
O Governo apresentou um plano para reorganizar os serviços de urgência através da criação de unidades regionais centralizadas, gerando forte contestação por parte dos sindicatos médicos. A medida mais polémica é a proposta de "mobilidade forçada", que obrigaria os médicos a deslocarem-se para assegurar escalas em hospitais diferentes dos seus. Este plano, que visa dar resposta aos encerramentos recorrentes de urgências, especialmente em Obstetrícia e Ginecologia, tornou-se o principal ponto de discórdia entre a tutela e os profissionais de saúde. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusam o Ministério da Saúde de tentar impor uma medida “coerciva e ilegal”, que viola os acordos coletivos de trabalho que protegem os médicos da deslocação para fora do seu concelho de trabalho. Joana Bordalo e Sá, presidente da FNAM, afirma que a ministra Ana Paula Martins “está a ir pela via da imposição e não do diálogo”.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Um homem, de 54 anos, e uma mulher, de 38, foram condenados pelo Tribunal de Beja a 22 anos de prisão efetiva pelo homicídio de um casal alemão na aldeia de Baleizão, naquele concelho alentejano. Os arguidos já tinham sido condenados a esta mesma sentença, pelo mesmo tribunal, em 03 de abril de 2024, mas […]

Movimento de clínicos recorre a petição pública para legitimar uma direção de 13 elementos. Objetivo é marcar reunião com a tutela para discutir o seu estatuto. Ministério da Saúde confirma não ter recebido qualquer pedido formal de contacto.

Obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básico de Castro Verde iniciaram-se esta quarta-feira. Investimento de 2,3 milhões do PRR visa melhorar resposta a mais de 40 mil utentes de cinco concelhos

As previsões do IPMA apontam as horas e os distritos que exigem maior cuidado






