A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) tem usado o exemplo do Barreiro para criticar a gestão da tutela, alertando para os riscos que estes encerramentos representam. A presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, mencionou especificamente o caso ao alertar que, com o plano do Governo, “as grávidas e os bebés vão ter de continuar a andar quilómetros e quilómetros” para serem atendidos noutros hospitais, como o de Almada. O encerramento da urgência do Barreiro, juntamente com a de Setúbal, ilustra a pressão extrema sobre os serviços de saúde numa área densamente povoada e sublinha o dilema entre manter serviços de proximidade, ainda que intermitentes, e optar por um modelo centralizado que, embora potencialmente mais estável, aumenta as distâncias e os tempos de acesso para os utentes.
Encerramento Temporário da Urgência de Obstetrícia do Hospital do Barreiro
O Hospital do Barreiro é uma das unidades de saúde mais afetadas pela crise de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde, com o seu serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia a encerrar de forma recorrente. A situação, particularmente visível durante os fins de semana, deve-se à incapacidade de preencher as escalas médicas, obrigando ao desvio de grávidas para outras instituições. Este cenário de instabilidade na Península de Setúbal é um dos principais argumentos do Governo para a implementação do controverso plano de criação de uma urgência regional centralizada.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Um homem, de 54 anos, e uma mulher, de 38, foram condenados pelo Tribunal de Beja a 22 anos de prisão efetiva pelo homicídio de um casal alemão na aldeia de Baleizão, naquele concelho alentejano. Os arguidos já tinham sido condenados a esta mesma sentença, pelo mesmo tribunal, em 03 de abril de 2024, mas […]

Movimento de clínicos recorre a petição pública para legitimar uma direção de 13 elementos. Objetivo é marcar reunião com a tutela para discutir o seu estatuto. Ministério da Saúde confirma não ter recebido qualquer pedido formal de contacto.

Obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básico de Castro Verde iniciaram-se esta quarta-feira. Investimento de 2,3 milhões do PRR visa melhorar resposta a mais de 40 mil utentes de cinco concelhos

As previsões do IPMA apontam as horas e os distritos que exigem maior cuidado






