A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) tem usado o exemplo do Barreiro para criticar a gestão da tutela, alertando para os riscos que estes encerramentos representam. A presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, mencionou especificamente o caso ao alertar que, com o plano do Governo, “as grávidas e os bebés vão ter de continuar a andar quilómetros e quilómetros” para serem atendidos noutros hospitais, como o de Almada. O encerramento da urgência do Barreiro, juntamente com a de Setúbal, ilustra a pressão extrema sobre os serviços de saúde numa área densamente povoada e sublinha o dilema entre manter serviços de proximidade, ainda que intermitentes, e optar por um modelo centralizado que, embora potencialmente mais estável, aumenta as distâncias e os tempos de acesso para os utentes.
Encerramento Temporário da Urgência de Obstetrícia do Hospital do Barreiro
O Hospital do Barreiro é uma das unidades de saúde mais afetadas pela crise de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde, com o seu serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia a encerrar de forma recorrente. A situação, particularmente visível durante os fins de semana, deve-se à incapacidade de preencher as escalas médicas, obrigando ao desvio de grávidas para outras instituições. Este cenário de instabilidade na Península de Setúbal é um dos principais argumentos do Governo para a implementação do controverso plano de criação de uma urgência regional centralizada.



Artigos
5
Câmara municipal e mecenas procederam a doação, com oferta de alimentos e produtos de higiene para adultos e crianças. O conteúdo Famílias migrantes recebem 55 cabazes solidários de Natal em Palmela aparece primeiro em Revela Arrábida.

Entre os dias 24 e 25 de dezembro, parece que as temperaturas vão estar bem frias (com alguns distritos a chegar a números negativos), mas nem isso vai afugentar o sol. Saiba como vai estar o tempo.

Alerta especialista O conteúdo Natal continua a produzir excesso de lixo, como há 20 anos aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Faro iniciou a 18 de dezembro, com duração até dia 23, a distribuição de 550 cabazes de produtos alimentares com vista a apoiar famílias carenciadas. A iniciativa abrangeu famílias com maior vulnerabilidade social e económica de todo o concelho, mantendo “a preocupação com a seleção de alimentos e a sua constituição nutricional”. […]






