A decisão de centralizar os serviços baseou-se num estudo técnico que visava otimizar os recursos disponíveis e garantir “previsibilidade para que as grávidas percebam exatamente qual é a urgência que está de facto aberta”. A implementação do modelo implica a deslocação de profissionais de saúde entre as diferentes unidades locais de saúde (ULS), um ponto que, segundo a ministra, ainda está a ser negociado com os sindicatos. Esta medida, prevista no Programa do Governo, representa uma tentativa de reorganizar a rede hospitalar para garantir uma resposta mais estável, embora concentrada, face à crónica escassez de especialistas.
Governo aprova criação de urgências regionais para responder a falhas no SNS
O Governo aprovou o regime jurídico que cria as urgências regionais, uma medida estrutural para responder aos recorrentes encerramentos de serviços por falta de recursos humanos. A Península de Setúbal, uma das áreas mais afetadas pela falta de obstetras, será a primeira a implementar este modelo a partir do início de 2026. Segundo a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, este regime será aplicado “apenas e exclusivamente” em situações onde a continuidade dos serviços de urgência não esteja assegurada. O plano para a Península de Setúbal prevê a centralização da urgência externa de obstetrícia e ginecologia no Hospital Garcia de Orta, em Almada. Os hospitais de Setúbal e do Barreiro/Montijo manterão a sua atividade programada, como partos e consultas, mas deixarão de ter urgência aberta ao exterior para esta especialidade. O Hospital de Setúbal, no entanto, continuará a receber emergências referenciadas pelo INEM, servindo como um ponto de apoio para a região do litoral alentejano.



Artigos
8Atualidade
Ver mais
Um homem, de 54 anos, e uma mulher, de 38, foram condenados pelo Tribunal de Beja a 22 anos de prisão efetiva pelo homicídio de um casal alemão na aldeia de Baleizão, naquele concelho alentejano. Os arguidos já tinham sido condenados a esta mesma sentença, pelo mesmo tribunal, em 03 de abril de 2024, mas […]

Movimento de clínicos recorre a petição pública para legitimar uma direção de 13 elementos. Objetivo é marcar reunião com a tutela para discutir o seu estatuto. Ministério da Saúde confirma não ter recebido qualquer pedido formal de contacto.

Obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básico de Castro Verde iniciaram-se esta quarta-feira. Investimento de 2,3 milhões do PRR visa melhorar resposta a mais de 40 mil utentes de cinco concelhos

As previsões do IPMA apontam as horas e os distritos que exigem maior cuidado






