A decisão de centralizar os serviços baseou-se num estudo técnico que visava otimizar os recursos disponíveis e garantir “previsibilidade para que as grávidas percebam exatamente qual é a urgência que está de facto aberta”. A implementação do modelo implica a deslocação de profissionais de saúde entre as diferentes unidades locais de saúde (ULS), um ponto que, segundo a ministra, ainda está a ser negociado com os sindicatos. Esta medida, prevista no Programa do Governo, representa uma tentativa de reorganizar a rede hospitalar para garantir uma resposta mais estável, embora concentrada, face à crónica escassez de especialistas.
Governo aprova criação de urgências regionais para responder a falhas no SNS
O Governo aprovou o regime jurídico que cria as urgências regionais, uma medida estrutural para responder aos recorrentes encerramentos de serviços por falta de recursos humanos. A Península de Setúbal, uma das áreas mais afetadas pela falta de obstetras, será a primeira a implementar este modelo a partir do início de 2026. Segundo a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, este regime será aplicado “apenas e exclusivamente” em situações onde a continuidade dos serviços de urgência não esteja assegurada. O plano para a Península de Setúbal prevê a centralização da urgência externa de obstetrícia e ginecologia no Hospital Garcia de Orta, em Almada. Os hospitais de Setúbal e do Barreiro/Montijo manterão a sua atividade programada, como partos e consultas, mas deixarão de ter urgência aberta ao exterior para esta especialidade. O Hospital de Setúbal, no entanto, continuará a receber emergências referenciadas pelo INEM, servindo como um ponto de apoio para a região do litoral alentejano.



Artigos
8
Câmara municipal e mecenas procederam a doação, com oferta de alimentos e produtos de higiene para adultos e crianças. O conteúdo Famílias migrantes recebem 55 cabazes solidários de Natal em Palmela aparece primeiro em Revela Arrábida.

Entre os dias 24 e 25 de dezembro, parece que as temperaturas vão estar bem frias (com alguns distritos a chegar a números negativos), mas nem isso vai afugentar o sol. Saiba como vai estar o tempo.

Alerta especialista O conteúdo Natal continua a produzir excesso de lixo, como há 20 anos aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Faro iniciou a 18 de dezembro, com duração até dia 23, a distribuição de 550 cabazes de produtos alimentares com vista a apoiar famílias carenciadas. A iniciativa abrangeu famílias com maior vulnerabilidade social e económica de todo o concelho, mantendo “a preocupação com a seleção de alimentos e a sua constituição nutricional”. […]






