Em comunicado, o presidente justificou a sua decisão com o "dever ético e responsabilidade pessoal", após uma "análise detalhada dos factos" ter revelado que a informação inicialmente fornecida ao Ministério da Saúde estava incorreta. A ULS admitiu que, devido à falta de um sistema de informação integrado, só tardiamente se confirmou que a grávida era seguida nos cuidados de saúde primários da ULS desde julho, contrariando a informação inicial que levou às polémicas declarações da ministra. Ana Paula Martins, ao aceitar a demissão, reconheceu a existência de uma "falha de informação que é grave". A demissão de Carlos Sá, que havia sido nomeado pela própria ministra em fevereiro, foi vista por alguns, como a presidente da FNAM, como uma forma de desviar as atenções, afirmando que "a demissão devia ter sido da ministra Ana Paula Martins". Este episódio representa uma consequência direta da crise instalada no hospital, evidenciando as repercussões institucionais das falhas operacionais e de comunicação.
Presidente da Administração do Hospital Amadora-Sintra Demite-se
Na sequência da morte de uma grávida e do seu bebé, e da subsequente controvérsia sobre a informação prestada, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, Carlos Manuel Ferreira de Sá, apresentou o seu pedido de demissão. A demissão foi prontamente aceite pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.



Artigos
19
Os hospitais públicos têm de assegurar profissionais suficientes para garantir a alta dos utentes nos dias 24, 26 e 31 de dezembro, apesar da tolerância de ponto concedida pelo Governo, segundo um despacho enviado às Unidades Locais de Saúde e assinado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Os hospitais públicos estão obrigados a garantir […]

O guarda da Universidade de Brown alertou a segurança do estabelecimento sobre a presença de Cláudio Valente do local, semanas antes do ataque que fez dois mortos e nove feridos. Mas ninguém quis saber.

Já são conhecidos os nomes mais usados para os bebés, em Portugal, em 2025. De menina, Maria volta a ficar no topo da lista; para menino, é Francisco. Maria continua a ser o nome preferido para dar a bebés do sexo feminino. Em 2025, há um total de 4.791 novas meninas com esse nome. Nos […] O conteúdo CONHEÇA OS NOMES MAIS POPULARES DE 2025 EM PORTUGAL aparece primeiro em 24Horas.

Comunidade Intermunicipal tem em vista intervencionar cerca de dois mil hectares, essencialmente de mato, e no futuro duplicar e triplicar este número.






