A situação espelha o dilema de gerir uma procura crescente com recursos finitos, sendo o grande desafio futuro escalar a capacidade da linha para garantir um serviço rápido e de qualidade, mantendo-a como uma ferramenta eficaz na organização dos cuidados de saúde.
Linha SNS24 regista recorde de 5,2 milhões de chamadas mas com aumento do tempo de espera
A linha SNS24 consolidou a sua posição como um pilar central do sistema de saúde português, ao atender um número recorde de 5,2 milhões de chamadas em 2025, um aumento de 74% face ao período homólogo de 2024. No entanto, este crescimento expressivo da procura foi acompanhado por um aumento do tempo de espera, revelando os desafios de capacidade do serviço. Com uma projeção de sete milhões de chamadas até ao final do ano, o SNS24 afirmou-se como a principal porta de entrada dos cidadãos no Serviço Nacional de Saúde, desempenhando um papel crucial na triagem, aconselhamento e encaminhamento de utentes, o que contribui para aliviar a pressão sobre as urgências hospitalares. Apesar do sucesso, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde reconheceu a existência de "dores de crescimento", como "reclamações dos cidadãos" e "desconforto de profissionais". O aumento do tempo de espera, que se sentiu sobretudo no verão apesar do reforço de pessoal, indica que a infraestrutura e os recursos humanos estão a ser testados ao limite. A eficiência do SNS24 é vital, uma vez que demoras no atendimento podem levar os utentes a contornar o sistema e a dirigirem-se diretamente aos hospitais, anulando o propósito da linha.



Artigos
3
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Beja foi palco, esta semana, de anúncios significativos para a cidade e o concelho, durante a visita da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Entre as novidades apresentadas, destaca-se o investimento de 60 milhões de euros destinado à modernização e eletrificação da Linha do Alentejo, acompanhado do reforço do compromisso do Governo […] O Artigo Jardim Público de Beja será o primeiro “abrigo climático” do país o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Lucinete Freitas, ama brasileira de 55 anos, desabafou com o marido poucos dias antes de ser assassinada pela patroa, na...

A Associação Integrar lança esta segunda-feira a 16.ª edição da campanha “Vamos Aquecer Coimbra” (2025-2026). Esta campanha destina-se à angariação de bens necessários nos giros de rua, realizados pela Equipa de Apoio Social Directo – Equipa de Rua, para distribuição às pessoas em situação de sem-abrigo. Cobertores, agasalhos, cevada, leite, açúcar, copos de papel são […]

O Tribunal Federal da Suíça confirmou a atribuição do montante total da indemnização por danos morais a Joana, a jovem que presenciou o homicídio do companheiro num restaurante de kebab em Morges, no cantão de Vaud, em setembro de 2020. A notícia foi avançada pela RTS (Rádio Televisão Suíça).Joana mantinha uma relação com João, cidadão […] O conteúdo Suíça mantém indemnização à portuguesa que presenciou homicídio em Morges aparece primeiro em BOM DIA.


