Sindicato Denuncia Atrasos Superiores a uma Hora na Saída de Ambulâncias do INEM
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou atrasos graves e recorrentes, por vezes superiores a uma hora, na saída de ambulâncias para ocorrências urgentes. A situação, particularmente sentida na Área Metropolitana de Lisboa, compromete a resposta do INEM e a segurança dos cidadãos. O sindicato classificou a situação como indigna de um país desenvolvido, afirmando que "não é digno de nenhum país minimamente desenvolvido que uma ocorrência já triada como emergente tenha de esperar mais de uma hora pelo envio de meios de emergência". A denúncia aponta para "várias dezenas de emergências em espera para o envio de ambulâncias", o que representa uma falha crítica na cadeia de socorro. O STEPH atribui esta demora a medidas implementadas pela nova administração do INEM, que, segundo o sindicato, levaram ao "encerramento de ambulâncias" para priorizar os postos de atendimento nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Por sua vez, a direção do INEM admitiu a existência de "constrangimentos por falta de meios", mas garantiu que o sistema de triagem continua a dar prioridade aos casos mais graves. Esta troca de acusações ocorre num momento de elevada pressão sobre os serviços de saúde, com as urgências hospitalares sobrelotadas, o que também contribui para a retenção de macas e ambulâncias nos hospitais, impedindo-as de regressar rapidamente à sua base para responder a novas emergências.



Artigos
5
Um homem e uma mulher foram apanhados a roubar um telemóvel de uma turista brasileira no Chiado, zona histórica de Lisboa. No vídeo, que está a ser partilhado nas redes sociais, é possível ver o casal a ser confrontado por pessoas que assistiram ao furto e que conseguiram impedir que os carteiristas fugissem com o […] O conteúdo CASAL DE CARTEIRISTAS APANHADO A ROUBAR TURISTAS (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ocorrido na Estrada Nacional 251, no Couço, concelho de Coruche, provocou a morte de um jovem com 23 anos de idade, de nacionalidade brasileira, e ferimentos graves num outro jovem de 26 anos. O alerta para este acidente foi dado às 03h49 da madrugada de domingo, 21 […] O conteúdo CORUCHE: JOVEM DE 23 ANOS MORRE EM ACIDENTE NO COUÇO aparece primeiro em Comercio e Noticias.

Detenção na Azambuja envolve Rui Pedro Moreira, 22 anos, suspeito de crimes sexuais contra menores. Prisão preventiva já foi decretada. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Rui Pedro Moreira detido na Azambuja por suspeitas de crimes sexuais

GNR está a investigar o caso. Lar não tem licença da Segurança Social para funcionar.







