O aumento de infeções respiratórias graves já levou ao internamento de 46 doentes em unidades de cuidados intensivos e prevê-se que a pressão sobre as urgências e os internamentos aumente significativamente após o período festivo do Natal. A faixa etária mais afetada é a dos idosos com mais de 70 anos, o que se reflete nos dados de mortalidade. Pela segunda semana consecutiva, Portugal registou um excesso de mortalidade, com centenas de óbitos acima do esperado para esta altura do ano, um fenómeno que os especialistas atribuem principalmente à gripe e ao frio. Este cenário demonstra como os picos de doenças sazonais podem sobrecarregar rapidamente um sistema de saúde que já opera no limite, contribuindo para a saturação das urgências e para a dificuldade em dar resposta a todas as solicitações, o que, por sua vez, pode levar a mais constrangimentos e encerramentos pontuais.
Pico da Gripe Aumenta Pressão sobre Urgências e Causa Excesso de Mortalidade
A epidemia de gripe está a atingir um pico preocupante em Portugal, com mais de 1200 novos casos e cerca de 600 mortes registadas numa só semana, exercendo uma pressão extrema sobre os serviços de urgência já fragilizados. A situação é agravada por uma estirpe mais agressiva de gripe A, que, segundo uma das notícias, não está coberta pela vacina sazonal, resultando num aumento dos casos de infeção. A dimensão desta epidemia sazonal está a ter consequências diretas e graves no Serviço Nacional de Saúde.



Artigos
10
Um autocarro de manutenção da empresa MobiCascais despistou-se na manhã deste Domingo, deixando ferido o motorista/mecânico que o conduzia. O acidente ocorreu na Estrada de Manique, perto do Hipermercado Aldi, tendo o autocarro saído da faixa de rodagem do sentido ascendente para o sentido descendente, ficando parado uns metros mais à frente. O alerta da […] O conteúdo Mobi Cascais: Autocarro despista-se e fere o motorista/mecânico da empresa aparece primeiro em Notícias de Cascais.

Verão marcado por incêndios com registo de 58,8% das descargas elétricas.

Arguido está a ser julgado no Tribunal de Coimbra por tentativa de homicídio. Ex-sogro diz que foi um acidente.

Noite de horror em Garvão: Lar ilegal, um morto e falhas graves na proteção de idosos A Rádio Pax revelou ontem, em exclusivo, um crime violento que está a chocar o concelho de Ourique e a levantar graves suspeitas sobre o funcionamento de uma estrutura residencial para idosos em Garvão. Um idoso matou outro com […]







