O escândalo colocou tanto a atriz como a marca numa posição delicada, sem que nenhuma das partes tenha, até ao momento, respondido publicamente às críticas.
A polémica centra-se no slogan da campanha: 'Sydney Sweeney Has Great Jeans', um trocadilho com as palavras 'jeans' (calças de ganga) e 'genes'.
Críticos nas redes sociais, como o TikTok e o X, rapidamente associaram a frase “ótimos genes” à eugenia e à ideologia da supremacia branca, especialmente por ser proferida por uma atriz “de pele clara, loira e de olhos azuis”. Um utilizador do TikTok, num vídeo viral, questionou: “Deveríamos estar surpreendidos por uma marca cujo o nome é literalmente American Eagle estar a fazer uma campanha fascista como esta?”.
Outros comentários seguiram a mesma linha, considerando a escolha da atriz e do slogan como uma forma de “propaganda Nazi”.
A controvérsia é agravada pelo facto de a campanha ter um propósito solidário, com os lucros a reverterem para uma associação de apoio à saúde mental e luta contra a violência doméstica.
No entanto, esta vertente positiva foi ofuscada pela polémica.
A ausência de uma resposta por parte de Sydney Sweeney ou da American Eagle é, em si, uma estratégia de relações públicas, possivelmente na esperança de que a controvérsia se dissipe sem a necessidade de um pedido de desculpas que poderia ser interpretado como uma admissão de culpa.