Perante um cenário familiar potencialmente explosivo e de grande interesse mediático, o casal optou por uma estratégia de relações públicas proativa e de total transparência. Em vez de se esconderem, confrontaram a controvérsia de frente. João Moura Caetano fez uma aparição surpresa na gala de expulsão de Luíza do "Big Brother Verão", oficializando a relação em direto na televisão.
A sua justificação foi clara: "quando se ama é nestes momentos que se tem que dar a cara".
Esta ação foi um movimento calculado para legitimar o relacionamento perante o público, mostrando um compromisso inabalável.
Subsequentemente, Luíza Abreu confirmou o noivado através de um vídeo romântico no Instagram, onde exibia o anel, controlando assim a forma como a notícia era divulgada.
Para reforçar a seriedade das suas intenções e dissipar quaisquer dúvidas sobre a natureza da relação, João Moura Caetano confirmou à imprensa que já se tinha encontrado com a mãe de Luíza, Ludovina Abreu, para "mostrar que quer fazer a Luíza muito feliz". Esta série de ações públicas e coordenadas demonstra uma estratégia deliberada para normalizar a sua união, enfrentar a polémica de cabeça erguida e construir uma narrativa de amor genuíno que se sobrepõe ao passado controverso.