Cassidy anunciou que iria participar numa viagem de influenciadores a Miami, o que lhe valeu acusações de estar a "encenar o luto" e a desrespeitar a memória de Payne. Confrontada com as críticas, a sua estratégia de resposta foi a transparência, através de um vídeo onde justifica a sua decisão. Kate Cassidy explicou que prefere manter-se ocupada para proteger a sua saúde mental, afirmando que ficar em casa a recordaria de um "lugar muito sombrio". Ela antecipou as críticas, dizendo: "Sinto que, independentemente do que faça, vou receber sempre comentários. Se faço este vídeo, as pessoas vão dizer: 'É claro que ela tinha que fazer este vídeo'. Ou se não tivesse feito este vídeo e simplesmente viajasse, as pessoas iriam dizer: 'O que ela está a fazer?'".

Defendeu a sua escolha, garantindo que era uma "viagem muito saudável" com atividades como pilates e brunch, e não uma "viagem para festas". A sua principal justificação foi emocional e pessoal: "Depois de considerar muito, sei que o Liam gostava que fosse".

Esta controvérsia ilustra a intensa pressão e o julgamento público a que as figuras associadas a celebridades falecidas estão sujeitas, especialmente na gestão do luto nas redes sociais.

Enquanto fãs prestavam homenagem em Wolverhampton, a cidade natal de Payne, a decisão de Cassidy dividiu opiniões.