A contínua liderança da TVI nas audiências tem intensificado a pressão sobre a SIC e o seu diretor de programas, Daniel Oliveira, com a imprensa a noticiar os "fiascos" do canal e as consequentes alterações na programação. Os dados de audiências da semana confirmaram a tendência de vitória da TVI, que registou 17,4% de share contra os 15,6% da SIC. Este cenário é descrito como um período difícil para a estação de Paço de Arcos, cujos formatos não estão a conseguir o sucesso esperado.
Um dos exemplos citados é o programa "A Minha Mãe com o Teu Pai", apresentado por Júlia Pinheiro, que se encontra "encostado às cordas" pela concorrência do "Secret Story" da TVI.
A narrativa mediática aponta para um Daniel Oliveira forçado a "assumir a derrota" através de mudanças na grelha, como o recente fim do programa de análise de José Milhazes. Esta cobertura cria um ambiente de crise na perceção pública da SIC, colocando em causa a estratégia do seu diretor e questionando se se assiste ao "fim de uma era" de domínio do canal. A batalha pelas audiências transforma-se, assim, numa questão de relações públicas para as figuras de topo dos canais.
Em resumoA SIC enfrenta uma crise de audiências, com a TVI a consolidar a sua liderança, o que resultou numa cobertura mediática negativa para o canal e para o seu diretor, Daniel Oliveira, que se vê obrigado a reestruturar a programação para conter os maus resultados.