O episódio ocorre em meio à polémica batalha judicial dos irmãos Sérgio e Nelson Rosado contra a humorista Joana Marques.

O concerto, realizado na tarde de domingo, 3 de agosto, na Festa do Emigrante, foi captado em vídeo e partilhado no TikTok.

As imagens mostravam um grande espaço vazio em frente ao palco, o que rapidamente levou a comentários sarcásticos por parte dos internautas, que associaram a fraca afluência ao processo movido pelos cantores. Comentários como "Eu até gostava de ir, mas estou sujeito a levar um milhão de euros de multa" e "Pelas vossas alminhas, que ninguém diga que eles cantam mal" inundaram as redes, numa clara alusão à indemnização pedida pelos artistas. A defesa da dupla argumenta que o vídeo não reflete a realidade, mostrando um ângulo que não capta as pessoas que se encontravam mais afastadas do palco, à sombra, devido ao calor.

De facto, imagens de um concerto na noite seguinte, na Atalaia do Campo, mostram uma plateia bem composta. O guitarrista da banda, David Sousa, chegou a partilhar uma fotografia deste segundo concerto com a legenda irónica: "Mais um concerto às moscas".

O escritor Pedro Chagas Freitas também saiu em defesa da dupla, afirmando no Instagram: "O que estão a fazer-lhes é bullying".

O incidente viral de Lousada ilustra como a perceção pública e o humor nas redes sociais podem impactar a carreira de artistas envolvidos em polémicas.