A partilha foi feita durante o podcast 'Código X' da RFM e posteriormente nas suas redes sociais, esclarecendo que os comportamentos da criança, anteriormente interpretados como 'birras', são na verdade crises neurológicas. Durante a conversa no podcast, Joana explicou que sentia que as 'birras' da filha 'não eram normais' e, após conselho da psicóloga Vera de Melo, procurou um pedopsiquiatra que confirmou o diagnóstico. O transtorno de hipersensibilidade sensorial é uma condição neurológica que dificulta o processamento de estímulos como luzes, sons ou multidões, podendo levar a uma sobrecarga sensorial que se manifesta em crises emocionais. 'Aquilo a que eu chamo birra, afinal não era uma birra, era uma crise', afirmou Joana, admitindo que o diagnóstico inicial 'foi um choque'.
Nas suas redes sociais, complementou a informação, escrevendo sobre a filha: 'A maneira como vê e age com o mundo é diferente, mas especial'.
O seu marido, Eduardo Madeira, também reagiu publicamente, descrevendo a partilha como 'difícil'.
A revelação gerou uma onda de apoio e mensagens de outras mães a passar por situações semelhantes, levando Joana a agradecer e a sublinhar a importância de se falar sobre o tema para ajudar outras famílias.














