A resposta da inteligência artificial, que afirmava erradamente que a sua mãe já tinha falecido, gerou uma reação divertida da própria, presente no momento.

Num vídeo gravado durante uma viagem de carro e partilhado no Instagram, Herman José pergunta à ferramenta de IA se a sua mãe ainda está viva.

A resposta afirmativa da máquina foi surpreendente: "Sim, exatamente, infelizmente a mãe do Herman José já faleceu há alguns anos.

Mas ele continua a recordá-la com muito afeto".

Maria Odete, de 92 anos, que assistia à interação, reagiu de imediato com um "Ah, que disparate". A IA continuou a inventar detalhes, afirmando que ela estaria sepultada no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, e que o funeral tinha sido "bastante concorrido" com a presença de várias celebridades.

A situação culminou com a mãe do humorista a chamar a tecnologia de "grandes aldrabões, filhos da mãe.

Que horror". Na legenda da publicação, Herman José comentou sarcasticamente que o ChatGPT, "depois de me obrigar a chupar uma mini toalha turca travestida de doce japonês, garante-me que sou órfão". O vídeo tornou-se viral, com seguidores e figuras públicas como Eduardo Madeira e Raminhos a divertirem-se com a troca de palavras e a elogiarem a boa disposição de Maria Odete, evidenciando de forma humorística as falhas e a capacidade de fabricação de informação por parte da inteligência artificial.